acesse o RN blog do jornalista João Bosco de Araújo [o Brasil é grande; o Mundo é pequeno]

quinta-feira, 2 de maio de 2019

Instituto Metrópole Digital abre seleção para estudos secundários em tecnologia


O programa é aberto a estudantes e profissionais sem matrícula na UFRN

Para possibilitar acesso à educação e formação complementar à sociedade, o Instituto Metrópole Digital (IMD) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) abriu hoje (02) edital de seleção para o Programa de Estudos Secundários (PES).

O programa, que promove educação complementar para estudantes e profissionais de diferentes formações, oferece a quem não possui vínculo ativo nos cursos de graduação da UFRN a oportunidade de explorar e aprender assuntos relacionados a Tecnologia da Informação (TI).

Os interessados têm de hoje (02) ao dia 24 deste mês para se inscrever. A seleção conta com 25 vagas, distribuídas em cinco campos do saber: Bioinformática, Informática Educacional, Inteligência Computacional, Internet das Coisas e Jogos Digitais.

Para participar do processo, basta acessar a página do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA) da UFRN, clicando no link e preencher o formulário de inscrição. Também é necessário anexar os documentos exigidos, digitalizados a partir de seus originais. A taxa de inscrição é de R$ 70,00.

A seleção

O processo seletivo será aplicado em etapa única, consistindo em prova de conhecimentos específicos, de natureza objetiva, sobre temas relacionados às bases teóricas e práticas em tecnologia.

A prova será aplicada no dia 14 de junho, no campus central da UFRN. A matrícula dos aprovados acontecerá entre 01 e 05 de julho, com o início das aulas em 22 do mesmo mês.

Os alunos do PES receberão uma matrícula especial, com prazo máximo de 24 meses para conclusão do curso. Mais informações, como a lista de documentos e detalhes da prova de conhecimentos específicos, podem ser conferidas na página de editais do Instituto.

Sobre o PES

Possibilitar que o estudante construa o trajeto de conhecimento que mais lhe interessa, com total flexibilidade, e ainda assim garantir um reconhecimento formal para essa escolha. Esse é o objetivo principal do Programa de Estudos Secundários (PES), uma modalidade de certificação que foi implementada no IMD.

Além de dar ao estudante a oportunidade de se voltar mais diretamente para seus objetivos profissionais ou acadêmicos, o PES também é aberto para pessoas externas à UFRN, que já tenham iniciado uma graduação, contribuindo assim para a qualificação profissional no mercado de trabalho.    

O Programa é moldado através de uma seleção de disciplinas que compõe uma área específica do conhecimento, a partir de turmas já existentes nos cursos de graduação.

O que muda é que o estudante pode compor a grade de conteúdos que mais combine com seus objetivos e, depois, recebe um certificado para atestar sua formação na respectiva área. Essa comprovação, que deve ter no mínimo 300 horas, acaba sendo mais específica que o diploma de graduação, que, por sua vez, demonstra a formação mais global do estudante. [Assessoria de Comunicação do Instituto Metrópole Digital]
Foto relacionada à divulgação
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © AssessoRN.com | Suporte: Mais Template