acesse o RN blog do jornalista João Bosco de Araújo [o Brasil é grande; o Mundo é pequeno]

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2019

Cuidados com a saúde são essenciais para um carnaval seguro


Especialistas alertam sobre alimentação e incidência de doenças infecto-contagiosas

Os festejos de carnaval também exigem cuidados com a saúde. No que diz respeito à alimentação, é indispensável que o folião faça refeições completas, ricas em vegetais e cereais integrais, além de boas fontes de gordura e carnes magras, optando por combinações leves, sem frituras. A orientação é da Ana Elizabeth Alves, professora de Nutrição da faculdade Estácio de Natal - unidade Ponta Negra.

Para hidratação do corpo durante o dia, uma dica: “É interessante intercalar água mineral com água de coco, que auxilia na reposição dos sais minerais perdidos com a desidratação e repõe as energias”, orienta a nutricionista. Vale ressaltar que os sucos de frutas e chás são opções para manter-se hidratado, mas, cuidado com o açúcar, o excesso do produto alimentício não é saudável.

Também é preciso se prevenir para não terminar o feriadão com um saldo negativo na saúde. Em um contexto de constante aglomeração, alimentação desregulada e esforço físico, há um favorecimento da propagação de doenças como conjuntivites, mononucleose, e IST’s (Infecções Sexualmente Transmissíveis).

De acordo com a professora do curso de Enfermagem da Estácio Ponta Negra, Isabelle Braga, quando se fala em Carnaval, o sinal de alerta acende, principalmente, para o aumento da incidência de Infecções Sexualmente Transmissíveis. Dados do último boletim epidemiológico do HIV/Aids mostram que 73% (30.659) dos novos casos de HIV em 2017 ocorreram no sexo masculino. Um em cada cinco novos casos de HIV estão entre homens de 15 a 24 anos (2017). Entre homens na faixa etária de 20 a 24 anos a taxa de detecção de aids cresceu 133% entre 2007 a 2017, passando de 15,6 para 36,2. [por assessoria de imprensa]

©2019 www.AssessoRN.com | Assessoria Voluntária
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © AssessoRN.com | Suporte: Mais Template