acesse o RN blog do jornalista João Bosco de Araújo [o Brasil é grande; o Mundo é pequeno]

sexta-feira, 18 de janeiro de 2019

Programação “Janeiro Branco” na Maternidade Januário Cicco alerta sobre Saúde Mental

Atividades buscam contribuir na construção de uma cultural de Saúde Mental

O mês de janeiro é dedicado à promoção e conscientização sobre a saúde mental e qualidade emocional de vida. A partir da próxima semana, dia 22, a Maternidade Escola Januário Cicco, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (MEJC-UFRN), vinculada à Rede Ebserh, promove a Campanha Janeiro Branco, com o tema: “Quem cuida da mente, cuida da vida”.

A programação acontecerá até o final do mês e contará com stand informativo, atividades culturais, autoexame de saúde mental, jogo interativo de riscos psicossociais e palestra que abordará o autoconhecimento como uma ferramenta para a saúde mental.

Segundo a psicóloga organizacional da MEJC, Monique Pimentel, a campanha tem como principal objetivo despertar a reflexão sobre a condição psíquica e existencial do indivíduo. “É uma forma de contribuirmos para a construção, o fortalecimento e a disseminação de uma “cultura da Saúde Mental” dos indivíduos e das instituições”, afirma.

Estudos da Organização Mundial de Saúde (OMS) e Ministério da Saúde indicam que, no Brasil, tem crescido o número de pessoas com problemas relativos à saúde mental e saúde emocional, destacando-se os transtornos de ansiedade, alimentares, obsessivo compulsivo, estresse pós-traumático e depressão, considerada a principal causa de problemas de saúde e incapacidade em todo o mundo.

As estimativas da OMS, apontam que mais de 300 milhões de pessoas vivem com depressão, um aumento de mais de 18% entre 2005 e 2015.

“O crescente número de casos de doenças relacionados à falta de qualidade de vida, são um sinal de alerta para que se repense a abordagem à saúde mental e tratem-na com a urgência que merece”, ressalta a especialista.

Ela lembra que a falta de apoio às pessoas com transtornos mentais, juntamente com o medo do estigma, impedem muitas pessoas de acessarem o tratamento de que necessitam para viver vidas saudáveis e produtivas. "É preciso vencer o preconceito e falar sobre as dores emocionais, buscando os cuidados necessários, uma simples tristeza pode evoluir para um quadro mais grave é preciso prevenir antes que as pessoas adoeçam", finaliza.

Acesse aqui a programação completa do Janeiro Branco na MEJC.
João Pedrosa
Relações Públicas
Maternidade Escola Januário Cicco
Imagem relacionada à divulgação
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © AssessoRN.com | Suporte: Mais Template