acesse o RN blog do jornalista João Bosco de Araújo [o Brasil é grande; o Mundo é pequeno]

quinta-feira, 20 de dezembro de 2018

Placa mercosul: vai emplacar, ou não? São muitos os questionamentos!

DETRAN – PLACA MERCOSUL – ADESIVAR OU APARAFUSAR?

Texto: Sidney Caicó*

O Departamento de Transito Estadual iniciou essa semana a colocação de placas nos veículos que estão sendo transferidos para outros donos ou realizando mudanças de endereços (dezembro/2018). O Tipo de placa como está sendo chamada de placa mercosul https://youtu.be/cAppsRY21tQ, a priori não está sendo fixada com parafusos, mas com adesivos dupla face em algumas cidades do RN.

O serviço prestado pelo Detran-RN vem recebendo críticas por não informar aos usuários como realmente deverá ser fixada a placa e em qual circunstâncias os proprietários devem efetuar a troca.


Pontos Negativos:

1º) SEGURNANÇA PÚBLICA: Em relação à Segurança Pública, o tipo de placa mercosul, enfraquece muito a fiscalização contra os possíveis crimes, tendo em vista que o domicílio está sendo identificado apenas com o nome do País.

– As placas deixam de identificar de qual cidade pertence o veículo. Justamente por essa descrição muitos criminosos foram abordados por estarem transitando com veículos fora de seus domicílios de emplacamentos.

2º) PLACAS SEM LACRES: Um item de identificação importante para saber se a placa foi trocada ou simplesmente danificada; pois o lacre rompido chama atenção.

3º) REDUÇÃO DAS DENÚNCIAS: Os munícipes deixam de participar, com mais assiduidade, nas denúncias oferecidas quando relatam veículos suspeitos transitando em suas respectivas cidades. A tarjeta com o nome da cidade denuncia que “o veículo é de fora”.

4º) EMPLACAMENTO: Também deixa de ser esclarecido qual o padrão adotado para fixar a placa ao veículo. O Detran deve explicar que o condutor pode escolher de qual forma a placa deve ser fixada; seja com fita adesiva ou com parafusos. Todavia, a unanimidade é recorrente em todos aceitarem a fixação por parafuso. No Jornal RNTV (1ª Ed.20/12/18)  é anunciado que o proprietário de veículo deve decidir sobre a opção desejada.

5º) O ADESIVO: Falta padronizar se o adesivo oferecido na compra estarão fixados em todo o perímetro da placa ou apenas em alguns pontos de contatos específicos. - Particularmente, penso que é em todo o perímetro de contado. 

6º) GARANTIA DE DURABILIDADE: Em climas quentes como o do Nordeste, o adesivo plástico irá ressecar e com o tempo a placa cai, além dessa ação ser apressada por causa da trepidação constante promovida pelos inúmeros buracos existentes na precária malha rodoviária brasileira.

– Já falando nos possíveis furtos!

Você sabe qual o tempo e em quais circunstâncias a marca garante que está fornecendo esses produtos adesivos para fixar placas de veículos? (Eu também não sei!)

7º) PREÇO ABUSIVO: O usuário desembolsa cerca de R$ 200,00 quando compra as placas para um carro. Os de motos pagam mais. Além das demais taxas junto ao departamento de trânsito e cartórios.

8º) QUEM PAGA O PREJUÍZO: Nem o Detran ou a empresa que fornece as placas se responsabilizam pelo prejuízo da perda de placas quando estas caem por falta de qualidade do adesivo.

- Saiu do local de emplacamento perde a garantia. É moleza!!

9º) INFORMAÇÃO: O próprio site do Detran é carente de informações sobre o assunto da placa Mercosul. Falta uma melhor divulgação nos meios de comunicação.

10º) CUSTO BRASIL – ECOLOGIA: Existem casos que os proprietários de veículos terão que comprar uma segunda placa, chapada sem inscrições, para colar a placa mercosul. O material produzido para fazer as novas placas custa muito para a natureza.
- Em tempos de assuntos ecológicos tudo são tintas e papeis. Um amontoado de sistemas teóricos: quando se trata de lucros e saques aos cofres públicos é lógica a lógica da logia ser contrariada.

11º) FISCALIZAÇÃO:  No primeiro momento, o Agente de Trânsito só percebe em qual país o veículo foi emplacado. Sendo do seu próprio país deixa de saber quando o veículo é de outra região; sendo necessário estar com aparelhos conectados ao sistema via satélite ou de internet para obter demais informações. - Agora, pergunte a quem sabe quanto custa um sistema desse operante?  Falei operante!! Muitos funcionam com altos custos aos cofres públicos e com baixíssima velocidade; isso na hipótese de estar em pleno funcionamento.

12º) OBJETIVO CONTRARIADO: Sendo assim, observo que a placa mercosul não trouxe nada de relevante para o sistema de trânsito e para Segurança Nacional dos Países do Mercosul. O objetivo principal é a segurança, algo que pelo contrário, esse novo tipo de placa contribui para o aumento de impostos e para o aumento de crimes envolvendo veículos que transitam fora de seus Estados.

*Texto e fotos publicados na página do Facebook do autor.

©2018 www.AssessoRN.com | Jornalista João Bosco Araújo - Twitter @AssessoRN

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © AssessoRN.com | Suporte: Mais Template