acesse o RN blog do jornalista João Bosco de Araújo [o Brasil é grande; o Mundo é pequeno]

sexta-feira, 14 de dezembro de 2018

Maternidade Escola Januário Cicco inaugura reforma do espaço destinado às mães acompanhantes de bebês na UTI Neonatal

Mãe acompanhante conta com espaço reestruturado na MEJC. Espaço de apoio às mães com filhos internados na UTI Neonatal conta com copa, espaço para interação e alimentação, além de novos dormitórios.

Na última semana de novembro, foi inaugurado o novo espaço de apoio as mães acompanhantes da Maternidade Escola Januário Cicco, vinculada a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (MEJC-UFRN) e à Rede Ebserh. O evento de inauguração contou com todos os gestores envolvidos no projeto, além dos profissionais da casa que atuam na assistência e, sobretudo, as mães que acompanham seus filhos internados na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal da maternidade que poderão usufruir de um espaço ampliado a partir de agora.

A configuração anterior do espaço das mães acompanhantes era satisfatória, porém algumas atividades eram restritas, sendo preciso por muitas vezes, realizá-las em outros ambientes. Hoje a equipe multiprofissional consegue realizar as atividades no mesmo ambiente otimizando o tempo e a participação de todas, uma vez que não há necessidade de deslocamento. O local conta com sala de convivência, copa, banheiro e três cômodos onde estão dispostos os doze dormitórios.

Severina Roseane, natural de Antônio Martins/RN, está a quatro meses utilizando o espaço da mãe acompanhante na maternidade. Ela afirma que se não fosse o espaço, não teria onde ficar e que o apoio recebido na instituição é fundamental para o bem-estar dela, e de seu filho que se encontra na UTI Neonatal. “Fiz todo meu pré-natal na MEJC. Aos cinco meses de gestação descobri que meu filho possuía uma síndrome rara, quando ele nasceu foi direto para a UTI. Foi um choque, mas entrego nas mãos de Deus... quando cheguei aqui na mãe acompanhante era um outro espaço. Hoje percebo um melhor acolhimento, acredito que por causa desta nova estrutura”, afirma.

Moradora do bairro de Nova Descoberta, em Natal, Vanderléia do Nascimento é mais uma das mães que estão fazendo uso do espaço. Ela tem uma filha de oito anos em casa e, desde o dia 16 de novembro, está na maternidade para auxiliar no desenvolvimento do seu filho que nasceu com o nível de plaquetas baixo e precisou ficar na UTI Neonatal. “Estou aqui exclusivamente para ajudar meu filho a melhorar. Fui em casa poucas vezes para poder organizar as coisas... tenho uma outra filha que também precisa de mim, mas como eu tenho que dar de mamar de três em três horas, não tem como eu ficar em casa”, conta.

A terapeuta ocupacional, Milla Galvão, aponta para as benesses advindas com a ampliação do ambiente físico destinado as mães acompanhantes, sobretudo quanto a atuação da equipe no local. “A proposta da instituição é preparar essas mães em vários aspectos, como os emocionais, sociais e terapêuticos. Tentar desenvolver habilidades para trabalhar o equilíbrio emocional delas. Orientamos quanto a amamentação, cuidados com o bebê, entre outros. Aqui preparamos as mães para quando tiverem contato maior com seus filhos, elas possam se sentir seguras, frente as suas ações”, afirma.
João Pedrosa/Relações Públicas
Unidade de Apoio Corporativo
Maternidade Escola Januário Cicco
Foto relacionada à divulgação
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © AssessoRN.com | Suporte: Mais Template