acesse o RN blog do jornalista João Bosco de Araújo [o Brasil é grande; o Mundo é pequeno]

quarta-feira, 10 de outubro de 2018

Qualidade de vida das mães de crianças com câncer: Leia artigo


Por Lady Kelly Farias da Silva
Terapeuta Ocupacional - Casa Durval Paiva
Crefito 14295-TO

A ocorrência de câncer tem aumentado de forma significativa nos últimos anos e vem se apresentando como um dos maiores problemas de saúde pública mundial. De acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), tem crescido a taxa de mortalidade como consequência dessa patologia.

O câncer diagnosticado no período da infância reflete em comprometimentos que interferem no funcionamento do corpo da criança. Nesse momento, entram em cena os profissionais da área da saúde que devem prestar uma assistência integral a fim de minimizarem os efeitos da doença, que pode interferir significativamente no crescimento e desenvolvimento infantil. O impacto que o câncer causa é muito forte e afeta o fisiológico da criança, assim como, as questões psicológicas e sociais, pois devido à doença, na maioria das vezes, o paciente fica limitado quanto aos momentos de lazer, frequência escolar, dentre outras restrições.

Nesse caso, é percebido que receber o diagnóstico de câncer na infância favorece significativamente as reações emocionais na criança e em seus familiares, proporcionando inúmeros comportamentos, tais como: insegurança, medo, sentimento de culpa, desequilíbrios emocionais, que interferem diretamente em vários aspectos da vida. Nesse momento, os pais se sentem desolados diante dessa nova realidade. Sendo assim, é imprescindível a inserção de uma equipe profissional que auxilie adequadamente os familiares, oferecendo o devido suporte e proporcionando um espaço para que se sintam acolhidos, informados sobre o processo terapêutico e motivados a enfrentar essa situação para que seja menos dolorosa possível.

Na maioria dos casos, são as mães que acompanham o processo de tratamento do filho e sua participação é fundamental para recuperação da criança, desta forma, pode-se verificar que essa mãe também precisa dos cuidados profissionais de saúde, com o intuito de auxiliar na diminuição do estresse que sofrem por causa do processo da hospitalização.

Devido ao excessivo cansaço e mudanças vividas no dia a dia, muitas mães buscam mecanismos para enfrentar esse período, como a fé, o apoio dos profissionais e a troca de experiências compartilhadas por outras mães, encontrando forças para continuar apesar do transtorno que vivenciam. Essa experiência é vivida pelas mães no setor de terapia ocupacional da Casa de Apoio Durval Paiva, onde encontram acolhimento adequado e desenvolvem juntas estratégias funcionais que auxiliam no enfrentamento de situações estressoras, englobando os aspectos fisiológicos, assim como, dimensões sociopsicológicas, a fim de alcançar equilíbrio entre estes fatores e contribuir para um aumento da qualidade de vida, de forma que essas mães possam sentir-se preparadas para dar continuidade ao processo adverso que seus filhos enfrentam.

As mães ainda merecem atenção especial do ponto de vista biológico e psicológico, mas também do ponto de vista social, onde os parentes, amigos e também os profissionais de saúde envolvidos nesse processo dão suporte para que estas enfrentem o impacto do diagnóstico, bem como, o período de tratamento.

Através de relatos, elas citam que para alcançar a qualidade de vida, o apoio dos familiares e dos amigos é fundamental o suporte prestado pela instituição, sendo o diferencial, contribuindo consideravelmente na diminuição da ansiedade frente ao processo de adoecimento, além de oportunizar a convivência com outras mães na mesma situação, permitindo assim a troca de experiências e a divisão das dores umas com as outras, criando vínculos de confiança, de maneira que a mãe seja capaz de passar por este período sem comprometimentos físicos, sociais e psicológicos que interferem diretamente na sua qualidade de vida.
Assessoria de Comunicação Casa Durval Paiva
Foto relacionada à divulgação
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © AssessoRN.com | Suporte: Mais Template