acesse o RN blog do jornalista João Bosco de Araújo [o Brasil é grande; o Mundo é pequeno]

quarta-feira, 31 de outubro de 2018

Prêmio Jovem Cientista da CNPq fica no RN


Doutor em Ecologia pela UFRN ganha Prêmio Jovem Cientista pela CNPq

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) divulgou na última quarta-feira, 30, os vencedores do Prêmio Jovem Cientista, que teve como primeiro colocado o doutor em Ecologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), João Vitor Campos e Silva. A conquista é fruto da tese defendida no Programa de Pós-Graduação em Ecologia (PPGEco), sob orientação do professor Carlos Peres e co-orientação do professor Carlos Fonseca. Além dele, a doutora Carolina Levis, também formada pelo PPGEco, recebeu o premio pelo 2o lugar.

O projeto vencedor do ex-aluno da UFRN trata-se de um estudo sobre o manejo de pesca do pirarucu em áreas protegidas na Amazônia. O foco da análise foi a avaliação do uso sustentável dos recursos naturais e os impactos do manejo sobre as populações locais. Em declaração dada à Assessoria de Comunicação do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) o ex-estudante falou a respeito da importância da pesquisa.

“O pirarucu é um peixe fundamental na cultura dos povos amazônicos e tem alto consumo pelas comunidades locais. Até por isso, a população de peixes sofreu um decréscimo perigoso. E o manejo sustentável foi uma resposta a esse desafio. Há mais peixes, as comunidades conseguem tirar seu sustento da pesca e é garantida a preservação ambiental. Todos ganham nesse processo”. O Prêmio Jovem Cientista tem como objetivo revelar talentos, impulsionar a pesquisa no país e investir em estudantes e jovens pesquisadores que procuram inovar na solução dos desafios da sociedade.
PPGEco

Criado em 1997 e berço das pesquisas vencedoras, o Programa de Pós-Graduação em Ecologia (PPGEco) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) é um programa pioneiro na região nordeste do Brasil, tendo formado mais de uma centena de Mestres e Doutores desde 1997. Beneficiando-se também da existência do Curso de Graduação em Ecologia, inaugurado em 2003 e primeiro curso federal de ecologia no Brasil, o PPGEco alcançou em 2017 o conceito 6 da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), o que o coloca com desempenho equivalente ao alto padrão internacional, segundo a metodologia da Capes. [ASCOM – Reitoria/UFRN]
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © AssessoRN.com | Suporte: Mais Template