acesse o RN blog do jornalista João Bosco de Araújo [o Brasil é grande; o Mundo é pequeno]

sexta-feira, 5 de outubro de 2018

Debate em escola estimula consciência política de jovens estudantes

Escola de Natal promove debate sobre consciência política. Evento teve intuito de despertar questões relacionadas ao tema a fim de construir eleitores mais conscientes para as próximas eleições.

Em tempos de eleições é fundamental debater e se aprofundar na política. Imersos nas preocupações da sociedade e engajados na construção de uma consciência política nos estudantes, o Instituto Educacional Casa Escola promoveu na última terça-feira, 02/10, a mesa redonda “Eleições 2018: Um olhar para o passado para conhecer o futuro”.

O evento contou com a participação dos alunos do Ensino Fundamental II, do 6º ao 9º ano, e dos professores, que, juntos, assistiram às considerações do advogado Ciro Callegaro e do professor universitário Diego Paes sobre o momento político atual do país. A mesa redonda foi mediada pelo estudante do 9º ano Francisco Vargas e tratou de temas relacionados ao sistema de governo. “Acho que política é uma questão muito importante independentemente do cenário onde nós estamos e acho que trazer isso para a escola é mais importante ainda porque forma futuros pensamentos políticos”, destacou o estudante.

Explicações sobre a forma de governo e as competências legislativas nortearam a explanação do advogado pós-graduado em direito ambiental e relações de consumo, Ciro Callegaro. O palestrante falou sobre a necessidade de entender os limites da atuação de cada agente político para assim adquirir consciência na hora do voto.

Durante o debate, o professor Doutor em Administração Diego Paes falou sobre democracia e citou o ex-primeiro-ministro britânico Winston Churchill com a famosa frase: “A democracia é a pior forma de governo, com exceção de todas as demais”. Diante disso, o palestrante falou dos problemas estruturais da democracia e fez uma reflexão sobre o poder do voto e da necessidade de preparação para exercer tal poder.

Após a apresentação, os alunos da Casa Escola tiveram a oportunidade de perguntar aos palestrantes que responderam questionamentos sobre estado laico, o poder das redes sociais na conjuntura política, diferenças entre os posicionamentos de esquerda e direita. “Foi uma grata surpresa ver estudantes com esse nível de politização”, expressou o advogado Ciro Callegaro ao analisar as perguntas realizadas.

“A Casa Escola trabalha desde muito cedo os debates entre os alunos e eles acabam adquirindo consciência no dia a dia. Ações desse tipo só contribuem para que eles fiquem intrigados e busquem conhecimento sobre o assunto e, quando esses jovens forem votar, terão mais ponderação, tanto para saber escolher o candidato, quanto para conseguir debater com o outro lado”, acredita o professor. [por assessoria de imprensa]
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © AssessoRN.com | Suporte: Mais Template