acesse o RN blog do jornalista João Bosco de Araújo [o Brasil é grande; o Mundo é pequeno]

quinta-feira, 13 de setembro de 2018

Memorial da História do RN leva resgate histórico ao alcance do público na programação do Setembro Cidadão


Exposição tem abertura a partir deste domingo (16) no Natal Shopping

Os potiguares e turistas poderão conhecer um pouco mais da história da cidadania do Rio Grande do Norte em uma exposição que reunirá documentos, raridades e muitas informações históricas sobre a evolução do voto, dentro da programação do Setembro Cidadão. O Memorial da História do RN será lançado neste domingo (16), a partir das 16h, no Natal Shopping, e permanecerá aberto ao público até o dia 30 de setembro. A exposição é uma iniciativa do Programa Brasileiro de Educação Cidadã (PROBEC), em parceria com o Memorial da Assembleia Legislativa, com o Instituto Ludovicus e com o Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte (IHGRN).

“Serão expostas peças que apresentam a história do RN nas eleições – urnas de votação ainda utilizadas no Império, entre outros objetos que representam importantes registros do voto, das eleições e vida política no nosso Estado. É uma exposição sobre a evolução do voto no RN”, explica o juiz Jarbas Bezerra, diretor do PROBEC e idealizador do Setembro Cidadão e do Memorial.

Entre os destaques da exposição, haverá um painel que apresenta a atuação política do escritor e folclorista Câmara Cascudo como deputado estadual, durante a Revolução de 1930. Estarão expostos também modelos de todos os tipos de urnas de votação já utilizadas no país, da urna de ferro do início do século até a atual urna eletrônica. O visitante encontrará também painéis ilustrativos referentes à evolução do voto, como a apresentação do primeiro Título de Eleitor do Rio Grande do Norte.

O Memorial da História do RN será instalado no corredor principal, no primeiro piso do Natal Shopping, no Espaço Dorian Gray, com visitações abertas diariamente entre 16h e 22h.

Setembro Cidadão

O Rio Grande do Norte, definido por lei complementar (494/2013) como o estado cidadão do Brasil, conta a partir deste sábado com 30 dias dedicados à promoção de uma série de atividades ligadas à educação e cidadania, com a finalidade de levar a crianças e adultos a consciência dos seus direitos e deveres e os meios para participarem mais ativamente dos rumos da cidade, do estado e do país.

Batizado como Setembro Cidadão, o mês da cidadania é um dos projetos do Programa Brasileiro de Educação Cidadã (PROBEC), idealizado e dirigido pelo juiz Jarbas Bezerra e pela advogada Lígia Limeira, que visa despertar o país para a educação cidadã. Desde o início do mês, vem sendo realizada uma vasta programação, com o apoio de instituições e municípios, para levar a discussão da cidadania a crianças e adultos por todo o RN. [por assessoria de imprensa]
Imagem relacionada à divulgação
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © AssessoRN.com | Suporte: Mais Template