acesse o RN blog do jornalista João Bosco de Araújo [o Brasil é grande; o Mundo é pequeno]

quarta-feira, 29 de agosto de 2018

Aula Magna discute importância das universidades para o desenvolvimento regional


A intersecção entre o papel regional das universidades e o desenvolvimento das regiões onde elas estão presentes será o fio condutor da Aula Magna alusiva à abertura oficial do semestre letivo 2018.2 da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). O evento acontece nesta sexta-feira, 31, no auditório da Reitoria da UFRN, a partir das 9h, com a explanação sendo conduzida pela professora e pesquisadora Tânia Bacelar Araújo, com o título "A Universidade e o Desenvolvimento Regional".

A Aula Magna integra as comemorações alusivas aos 60 anos da UFRN, trazendo ao debate a singularidade das instituições públicas de ensino superior para o incremento de indicadores sociais e econômicos. “Não é só a UFRN que tem esse papel, mas também a Ufersa (Universidade Federal Rural do Semi-Árido), a UERN (Universidade do Estado do Rio Grande do Norte) e o IFRN (Instituto Federal do Rio Grande do Norte) atuam no planejamento, ampliação e execução de políticas públicas. No nosso caso, são exemplos o Parque Tecnológico, a Escola de Medicina no interior, a expansão do campus de Macaíba. Não há como dissociar crescimento e desenvolvimento no RN sem acionar essas instituições”, colocou a reitora da UFRN, Ângela Maria Paiva Cruz.

Trajetória
A clareza das análises, a sugestão de alternativas, a experiência nas instâncias de planejamento, a disposição para interlocução com outras disciplinas e com atores sociais das mais diversas matizes, caracterizam a trajetória de produção intelectual da professora Tânia Bacelar Araújo, economista, professora da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e doutora em Economia Pública, Planejamento e Organização do Espaço pela Universidade de Paris I (Panthéon-Sorbone). Entre suas obras, constam os livros Ensaios sobre o desenvolvimento brasileiro: heranças e urgências (2000) e Tipologias das cidades brasileiras (2009) que tratam sobre as especificidades do crescimento regional do país. [ASCOM-Reitoria/UFRN]
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © AssessoRN.com | Suporte: Mais Template