acesse o RN blog do jornalista João Bosco de Araújo [o Brasil é grande; o Mundo é pequeno]

terça-feira, 21 de agosto de 2018

Acompanhamento farmacêutico no tratamento do câncer infanto-juvenil; Leia artigo


Por Isabelle Resende
Farmacêutica - Casa Durval Paiva
CRF 2541

A atenção farmacêutica é um programa já disponível em alguns serviços de saúde e que tem como objetivo proporcionar uma maior segurança, eficiência e adesão ao tratamento proposto ao paciente. Tudo inicia com o repasse das informações sobre o tratamento do paciente, para que o farmacêutico possa fazer o acompanhamento integral do mesmo.

Sabe-se que hoje em dia o acesso ao médico não é tão fácil, dessa forma, muitos confundem e querem ir à farmácia mais perto e se consultar com o farmacêutico. Durante a avaliação farmacêutica, nosso objetivo não é exercitar o diagnostico ou intervir na conduta terapêutica, e sim, evitar problemas relacionados com a medicação, como doses muito altas, interação medicamentosa, alimentar, reações adversas e evitar também as automedicações, além de esclarecer questões, pois muitos pacientes saem dos consultórios médicos com dúvidas quanto as medicações e o tratamento.

No dispensário de medicamentos, o farmacêutico orienta os pacientes para obedecer aos horários, a dose e o tempo de tratamento. Para os pacientes oncológicos, o tratamento ocorre em ambulatório especializado ou em regime de internação hospitalar na maior parte do tempo. A introdução de medicamentos antineoplásicos por via oral possibilita a administração fora destes ambientes.

Pacientes que fazem uso desse tipo de tratamento devem ter um acompanhamento especial, já que essa forma farmacêutica é administrada em domicílio, aumentando os riscos de erros nas dosagens e descontinuidade do tratamento. Embora seja mais conveniente para o paciente, a tendência de mantê-lo fora das unidades de internação exige maior participação do mesmo ou de seu acompanhante, de forma que ele assuma maior responsabilidade sob seu tratamento. O não seguimento do tratamento proposto pode levar ao insucesso da terapia que não será alcançada. Para o paciente oncológico, seguir adequadamente o protocolo é imprescindível já que as consequências de problemas com essa terapia podem ser bastante graves, resultando em danos irreversíveis e até mesmo a progressão da doença.

Na Casa Durval Paiva, o farmacêutico é o responsável pela atenção farmacêutica e o objetivo é fornecer a medicação coadjuvante ao tratamento oncológico de forma gratuita às crianças e adolescentes assistidos, a partir do encaminhamento médico feito no hospital. No momento da dispensação, orienta o acompanhante e/ou paciente com base na prescrição médica. As informações são passadas de forma que esse paciente, pai ou mãe saiam mais seguros e possam responder melhor ao tratamento. No início, entendemos que tudo é novidade; são muitas informações que os deixam inseguros e, nesse momento, tudo o que a família quer é se sentir acolhida e segura, com a certeza que vai dar tudo certo.
Assessoria de Comunicação Casa Durval Paiva
Imagem relacionada à divulgação
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © AssessoRN.com | Suporte: Mais Template