acesse o RN blog do jornalista João Bosco de Araújo [o Brasil é grande; o Mundo é pequeno]

quinta-feira, 5 de julho de 2018

Atendimentos de saúde do trabalhador aos servidores da Sesap serão realizados no Sesi


A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) contratou o Serviço Social da Indústria do Rio Grande do Norte (Sesi-RN) para elaborar e implementar os Programas de Controle Médico e Saúde Ocupacional (PCMSO) e de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA). O Sesi também ficará responsável pelos Atestados de Saúde Ocupacional (ASO) e Laudos de Insalubridade e Periculosidade por Função, necessários nas unidades da Sesap. O contrato já foi assinado pelo secretário estadual de Saúde, Pedro Cavalcanti, e pelo superintendente regional do Sesi, Juliano Martins.

De acordo com o Subsecretário de Planejamento e Gestão da Sesap, Jorge Luiz de Castro, tão logo o processo de contratualização seja finalizado, o Sesi iniciará o trabalho junto aos cerca de 14 mil servidores que trabalham na saúde do Estado. O prazo de conclusão é de seis meses. "Com a ação, a Sesap não apenas cumpre a legislação de segurança do trabalho, como também reforça os cuidados com a saúde do trabalhador de todas as áreas, tanto nas atividades meio quanto finalísticas. É um ganho sobremaneira para o profissional da saúde, nas suas condições de trabalho e física", disse o subsecretário.

Serão contemplados com os exames de análise admissional e de condições de trabalho os servidores efetivos, cargos comissionados, funcionários cedidos por outros órgãos e os trabalhadores terceirizados, além dos novos servidores que serão convocados e nomeados pelo recente concurso público.

A escolha pelo Sesi ocorreu devido a necessidade de contratualização de uma empresa que tivesse uma estrutura de  técnicos especializados, médicos e engenheiros do trabalho para realização do trabalho. E o Sesi-RN possui essa estrutura, a logística e os profissionais aptos a prestarem esses serviços.

O PPRA é um programa de gestão da segurança no trabalho, com foco no gerenciamento da exposição a riscos ocupacionais. O PCMSO é um programa de promoção saúde ocupacional no ambiente de trabalho, com ações nas áreas de prevenção, atendimento a servidores, emissão de ASO e perícia médica.

O ASO, por sua vez, é um documento emitido pelo médico do trabalho que indica se o servidor está apto para exercer determinadas funções. O laudo de insalubridade e periculosidade identifica atividades e funções que implicam em exposição a agentes nocivos à saúde ou risco de provocar morte, declara quais são insalubre e periculosidade. O laudo mensura a insalubridade e periculosidade e faz o levantamento de riscos ambientais no local de trabalho. [Ascom/Sesap]
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © AssessoRN.com | Suporte: Mais Template