acesse o RN blog do jornalista João Bosco de Araújo [o Brasil é grande; o Mundo é pequeno]

terça-feira, 26 de junho de 2018

Vacinação contra a gripe: Cobertura aumenta, mas gestantes e crianças ainda não se protegem contra gripe; vacinação é estendida a outras faixas etárias


Cresce cobertura vacinal contra gripe, mas gestantes e crianças continuam com índice de imunização bem abaixo da meta. No total, 86,1% do público-alvo da campanha se vacinou contra a gripe. A meta do Ministério da Saúde era atingir 90% desse grupo. Crianças e gestantes tiveram a menor cobertura.

Mesmo com o aumento dos casos de gripe neste ano em comparação com o ano passado, a Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe não atingiu a meta do Ministério da Saúde, que era vacinar, pelo menos, 90% do público-alvo. Gestantes e crianças continuam com o menor índice de vacinação do país com cobertura 73,2% e 73,4 respectivamente. São 3,3 milhões de crianças e 574,3 mil de gestantes que deixaram de se proteger contra a gripe.

No total, 6,8 milhões de pessoas, que fazem parte do grupo prioritário, deixaram de se vacinar durante a campanha, que teve duração de dois meses e terminou na última sexta-feira (22). Até esta segunda-feira (25), em todo o país, 86,1% do grupo prioritário havia se vacinado. O público com maior cobertura da vacina contra a gripe é o de professores, com 100,5%, seguido pelas puérperas (98,4%), indígenas (93,6%) e idosos (92,8%). Entre os trabalhadores de saúde, a cobertura de vacinação está em 90,4%.

Estender vacinação a outras faixas etárias

A partir desta segunda-feira (25/6), os municípios que ainda têm vacinas contra a gripe disponíveis podem estender a vacinação também a crianças de cinco a nove anos e adultos de 50 a 59 anos. A orientação do Ministério da Saúde ocorre após o término da Campanha Nacional de Vacinação para públicos prioritários, que teve início em 23 de abril.

A escolha dos grupos prioritários para a vacinação contra a gripe segue recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS). [Portal da Saúde > Saiba mais]
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © AssessoRN.com | Suporte: Mais Template