acesse o RN blog do jornalista João Bosco de Araújo [o Brasil é grande; o Mundo é pequeno]

terça-feira, 19 de junho de 2018

Conectar para educar celebra parceria entre Clickideia Tecnologia Educacional, Google for Education e GetEdu.


Evento reúne grandes nomes da tecnologia e da educação em Ceará Mirim

Diretores de escolas, professores, técnicos em Educação, alunos de escolas públicas estaduais e municipais do Rio Grande do Norte, prefeitos, secretários de Educação e interessados em geral, podem participar do evento “Conectar para educar”, nesta terça-feira, dia 19, a partir das 8h30, no auditório do IFRN em Ceará Mirim, com apresentações, workshops e debates sobre o papel das tecnologias educacionais e da formação de professores na melhoria da educação pública no Rio Grande do Norte.

O evento é uma parceria da Clickideia Tecnologia Educacional com o Google for Education e a GetEdu, e apresentará em sua programação a ampla experiência no desenvolvimento, na criação e na disponibilização de conteúdos didáticos inovadores, da Clickideia Tecnologia Educacional, que utiliza a internet como plataforma, e também realiza programas de formação de professores desde 2001.

Segundo um dos organizadores do evento, Manoel Dantas, diretor geral do Portal Clickideia, “após a consolidação e homologação da Base Nacional Comum Curricular em dezembro passado, ficou ainda mais claro a importância e a necessidade da implementação das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) nas redes e sistemas de ensino. A presença da tecnologia se faz presente ao longo de todo o documento, não sendo mais uma opção e sim uma obrigação”.

Por isso, Dantas acredita que é preciso atender da melhor forma possível os anseios e as necessidades das secretarias de educação através de parcerias entre as três instituições, buscando com isso uma solução completa em tecnologias educacionais para melhorar o ensino.

Na parceria a Clickideia concebe e disponibiliza conteúdos, ferramentas e objetos digitais inovadores, utilizando a internet como plataforma, associados à formação de professores para uso desses recursos, o Google for Education entra com um pacote de ferramentas de produtividade para ajudar alunos e professores a interagir de forma contínua e segura em vários dispositivos, enquanto a GetEdu presta serviços de implantação, suporte técnico e acompanhamento pedagógico.

A participação é gratuita e as inscrições poderão ser feitas através do link: https://goo.gl/forms/cvqVLK0ygTuQjIVP2

Sobre o Portal Clickideia

O Portal Clickideia é uma plataforma de ensino e aprendizagem digital na web. Desenvolvido a partir de uma cooperação institucional e tecnológica com a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), o Portal apresenta conteúdos didáticos voltados para as disciplinas da grade curricular dos Ensinos Fundamental e Médio, materiais específicos para a Educação Infantil e ferramentas interativas de criação, publicação e comunicação.

O Portal Clickideia possui três pilares: conteúdos confiáveis escritos de acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica, as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), os descritores presentes nas Matrizes Curriculares do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (SAEB); espaços para a comunicação e a colaboração entre alunos e entre alunos e professores; e ferramentas de autoria. A partir desses recursos, os alunos têm a oportunidade de desenvolver diversas habilidades necessárias à vida na sociedade atual, assumindo uma postura ativa no seu aprendizado.

O Portal foi planejado e construído para manter a autonomia e a estratégia de cada professor na condução de sua disciplina. O Portal Clickideia apresenta, ainda, uma infinidade de recursos gráficos, apresentados na forma de animações, ilustrações, atividades interativas, simuladores e videoaulas. Esses recursos são desenvolvidos em conjunto com o texto e promovem o desenvolvimento e a compreensão de conceitos por meio da memória visual dos alunos. Tanto eles como os professores têm acesso a todo conteúdo do Portal, independentemente da série nas unidades escolares.

Os professores deixaram de ser os únicos provedores de informação, e os alunos meros consumidores da informação transmitida. Os professores precisam aprender novas formas de ensinar e aprender, utilizando as tecnologias para tornar significativa a aprendizagem de crianças e jovens.  O Clickideia considera fundamental apoiar a formação desse “novo” professor.

Todo o conteúdo é de responsabilidade de uma equipe multidisciplinar formada por profissionais das mais diferentes áreas do conhecimento. Esses especialistas trabalham diariamente para que o Portal possa oferecer um conteúdo de qualidade e adequado a seus usuários.

*Formação de professores*

O Programa de Formação de professores desenvolvido pelo Portal Clickideia, objetiva promover a compreensão dos critérios que norteiam a construção e apresentação dos conteúdos disciplinares do Portal, o domínio, pelos professores, dos recursos disponibilizados no mesmo e a visualização de novas metodologias de ensino utilizando-se de recursos de informática. A proposta da formação é ampliar o repertório de possibilidades do professor na medida em que este passa a interagir dinamicamente com os recursos didáticos fazendo um uso personalizado destes. Além disso, os usuários, professores e alunos serão capacitados no uso correto do acesso e das informações do Portal.
       
*Sistema Offline*

A experiência adquirida nos projetos já realizados e a constatação da dificuldade de conexão e a instabilidade da internet enfrentada pelas escolas em todos os estados do Brasil levou a equipe técnica da Clickideia a conceber e implementar um sistema de garantia de operação com objetivo de garantir a operação do Portal quando a conexão com a internet é lenta ou até mesmo quando a conexão cai, assim, foi criado o Sistema Offline.

Este sistema emula a conexão com a internet através da disponibilização do conteúdo, em um servidor local e do uso de um sistema de gerenciamento de acesso que garante segurança dos dados, atualização do conteúdo do portal e chaveamento automático no modo de acesso (local ou remoto).

Com isso, a Clickideia garante a operação do Portal com excelente qualidade e velocidade de acesso, mesmo em locais onde a conexão com a internet é lenta ou cai com frequência, e garante o acesso mesmo em situações de falta de conexão com a internet.

Para saber mais:
Manoel Dantas - 19 - 99122-1817
Por Assessoria de Imprensa
Foto relacionada à divulgação
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © AssessoRN.com | Suporte: Mais Template