acesse o RN blog do jornalista João Bosco de Araújo [o Brasil é grande; o Mundo é pequeno]

segunda-feira, 11 de junho de 2018

12 de junho Dia Nacional de Conscientização da Cardiopatia Congênita


Tratamento de crianças cardiopatas é tema de evento nos Hospitais Universitários do RN, com o objetivo de atualizar os profissionais da saúde envolvidos no cuidado dessas crianças

Neste dia 12 de junho é celebrado o Dia Nacional de Conscientização da Cardiopatia Congênita – má formação cardíaca que está presente durante o desenvolvimento do feto. Sua causa inclui vários fatores que vão desde os ambientais, genéticos, uso de medicamentos e drogas, doença materna como os diabetes, lúpus e infecções como a rubéola e a sífilis que possam agir no momento de formação do coração fetal e ocorre nas primeiras oito semanas de gravidez.

Apesar desses fatores conhecidos, 90% das cardiopatias acontecem em gestações consideradas de baixo risco.

Para alertar sobre a necessidade de diagnóstico precoce, bem como sensibilizar e fornecer embasamento teórico aos profissionais que prestam assistência direta e indireta ao recém-nascido cardiopata, a Maternidade Escola Januário Cicco (MEJC) e o Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL), ambos  da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e administrados pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), realizam na próxima semana o I Simpósio Interdisciplinar de Cardiopatias Congênitas.

O simpósio, realizado em parceria com a Associação Amigos do Coração da Criança (AMICO) e o Instituto do Coração de Natal (INCOR), será realizado no período de 12 a 14 de junho, no auditório Professor Leide Morais da MEJC e no auditório da Faculdade de Farmácia no HUOL, com programação voltada para o tratamento, a integralidade assistencial e a atuação multiprofissional na assistência e no cuidado à criança cardiopata.

As cardiopatias congênitas são responsáveis por cerca de 40% das malformações neonatais, sendo, portanto, das mais frequentes e a grande mortalidade quando não há intervenção. Segundo o Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM), no Brasil, o registro de óbitos relacionados à cardiopatia congênita é de 107 para cada 100 mil nascidos vivos, representando cerca de 8% da morte infantil. Destes, aproximadamente 30% dos óbitos ocorrem no período neonatal precoce (0 a 6 dias de vida).

Segundo a médica da MEJC, especialista em cardiologia pediátrica, Melina Lima a cardiopatia congênita assim como outras patologias que acometem crianças, quando diagnosticada precocemente permite um melhor prognóstico. “Quanto mais cedo diagnósticada, podemos estabelecer uma linha de cuidado desde a gravidez, propiciando o entendimento dos pais sobre a doença do coração do bebê, as possibilidades de tratamento, o apoio psicológico e o acolhimento”, afirma.

“O bebê nascerá num local que possa fornecer tratamento adequado para a sobrevida até a cirurgia cardíaca. Esse fator é positivo, pois possibilita intervenção mais rápida e o vínculo com a equipe”, explica a especialista.

A MEJC é serviço de referência em gestações de alto risco no Rio Grande do Norte e dá suporte a gestantes com diagnóstico fetal de cardiopatia congênita e principalmente aos recém-nascidos em pré e pós-operatório na Unidade de Terapia Intensiva (UTI)Neonatal.


Sobre a Ebserh

Desde agosto de 2013, a Mejc-UFRN é filiada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), estatal vinculada ao Ministério da Educação que administra atualmente 40 hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

O órgão, criado em dezembro de 2011, também é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações nas 50 unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.

João Pedrosa
Relações Públicas
Unidade de Apoio Corporativo
Maternidade Escola Januário Cicco
Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares
Tel: (84) 3215.5991 / 5976 / (81) 99207.3920
Av. Nilo Peçanha, 259 - Petrópolis
CEP: 59012-310 - Natal - RN
Imagem relacionada à divulgação
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © AssessoRN.com | Suporte: Mais Template