acesse o RN blog do jornalista João Bosco de Araújo [o Brasil é grande; o Mundo é pequeno]

quinta-feira, 10 de maio de 2018

Ajustes ajudam a otimizar consumo de energia; confira dicas


Com o anúncio de um novo aumento na conta de luz, adequar a casa e estabelecimento comercial para a redução do consumo é essencial

Investimentos na redução do consumo de energia têm influência direta em todo o setor elétrico nacional, uma vez que as edificações (industrial, residencial, comercial, serviços e institucionais) consomem entre 40% e 50% da energia elétrica produzida no país. Além disso, os sistemas de bandeiras tarifárias adotados pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) geram sobretaxação na conta de energia, e o próximo reajuste nas contas de energia já foi anunciado. Ou seja, teremos contas mais caras no mês de maio.

Para folgar um pouco o bolso, é possível contar com ajustes para a redução do consumo de energia. Nas residências, o gasto principal deriva dos equipamentos eletrônicos, como por exemplo, chuveiros elétricos, lâmpadas e ar-condicionado. Esses dois últimos podem ter grande redução no consumo, caso o projeto arquitetônico contemple iniciativas que visem à eficiência energética.

De acordo com Giovani Pacheco, professor de Arquitetura da Estácio e mestre em Eficiência Energética de Edifícios, é preciso pensar inicialmente na condição climática do local onde se projeta. “Para uma cidade como Natal, cuja ventilação e radiação são abundantes e a temperatura é elevada, o ideal é favorecer ao máximo a ventilação”, comenta. Nesse intuito, o professor aconselha que as paredes e coberturas sejam claras – com exceção das telhas de barros que também são bem eficientes, mesmo não sendo claras. Também é importante sombrear adequadamente as áreas envidraçadas da casa. Varandas, grandes beirais, marquises e brises são muito recomendadas para isso.

“Cuidado com as aberturas de vidro voltadas para o nascente ou o poente, pois são mais difíceis de sombrear e podem superaquecer a construção. Já a ventilação é favorecida pela presença de aberturas em diferentes fachadas, de forma que o vento tenha condições de entrar e sair da edificação”, explica.

Iluminação

Para melhor aproveitamento da luz natural, Pacheco recomenda que as lâmpadas próximas às janelas tenham acionamento independente das demais lâmpadas. “Assim, no final da tarde, pode-se acender apenas as lâmpadas distantes das janelas e, ao escurecer, acender as demais lâmpadas. Interruptores que acionem poucas lâmpadas por vez também são recomendados, pois podem ligar apenas as lâmpadas necessárias para o uso de determinado local”, indica.

A redução do consumo em iluminação também pode ser obtida com o uso de lâmpadas de LED. “Elas possibilitam o mesmo nível de iluminação e podem produzir os mesmos efeitos que os outros tipos de lâmpadas, porém consumem bem menos energia”, argumenta. Para completar, o uso de cores claras no interior dos ambientes é outra estratégia para favorecer o nível de iluminação sem aumentar a quantidade de lâmpadas instaladas. [por assessoria de imprensa]
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © AssessoRN.com | Suporte: Mais Template