acesse o RN blog do jornalista João Bosco de Araújo [o Brasil é grande; o Mundo é pequeno]

quinta-feira, 1 de março de 2018

Encontro no RN comemora dia internacional dos dados abertos


Inovação e transparência acessíveis à sociedade serão incentivadas no “Open Data Day – Encontro de pesquisas sobre governança pública e dados abertos governamentais”, promovido pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) a partir desta quinta-feira, 1º de março, até o dia 3. O evento segue a mobilização mundial para disseminar o conhecimento sobre a cultura de abertura e promover hackatons no período de comemoração do Open Data Day, data internacional celebrada neste sábado, 3.

Alunos e profissionais das áreas de direito, sistemas e computação participam do encontro no Instituto Metrópole Digital (IMD), onde partilham conhecimentos acerca da manipulação de dados abertos governamentais, o fortalecimento dos regimes democráticos e possíveis efeitos nocivos aos direitos humanos do open data. “O cidadão é o pilar da sociedade, portanto, é fundamental que ele possa acompanhar as informações das instituições públicas”, destacou o vice-reitor da UFRN, José Daniel Diniz Melo, durante a abertura do evento.

O gestor lembrou a importância de comemorar o Open Data Day na UFRN, pelo fato de a universidade ter sido a primeira do Brasil a disponibilizar o seu portal de dados abertos. A escolha do IMD como sede também foi destacada, visto que o instituto serve como exemplo de uso da tecnologia a favor da cidadania. A solenidade de abertura contou também com a participação do coordenador do encontro, professor Elias Jacob de Menezes Neto, e do coordenador do Laboratório de Interação Cooperativa (Coopera) do Departamento de Informática e Matemática Aplicada (DIMAp), Fernando Marques Figueira Filho.

A programação do Open Data Day terá palestras, conferências e o mini curso “Fundamentos da Aprendizagem de Máquina em Python”. Outras informações estão disponíveis aqui (http://sigeventos.ufrn.br/eventos/public/evento/opendataday2018). [ASCOM – Reitoria/UFRN]
Foto: Wilderson Queiroz
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © AssessoRN.com | Suporte: Mais Template