acesse o RN blog do jornalista João Bosco de Araújo [o Brasil é grande; o Mundo é pequeno]

segunda-feira, 7 de agosto de 2017

Laboratório de Sismologia integra atividades acadêmicas e sociais no RN

Responsabilidade social, produção de conhecimento, inovação e capacitação de recursos humanos serão integradas no Laboratório de Sismologia (LabSis) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), inaugurado na última sexta-feira, 04, no campus central. O espaço reúne atividades de ensino e pesquisa em Sismologia, que envolvem tanto a graduação em Geofísica como o Programa de Pós-Graduação em Geodinâmica e Geofísica, além do trabalho de monitoramento da sismicidade e assessoramento técnico a gestores públicos, privados e população atingida.

“Felicidade é a palavra que resume este momento, sem dúvida um importante passo para a continuidade das atividades científicas e sociais desenvolvidas há quase 40 anos na UFRN”, declarou o aluno de pós-graduação e servidor técnico-administrativo, Eduardo Alexandre Santos de Menezes. O trabalho coletivo para a concretização da obra foi lembrado pelo coordenador do LabSis, professor Aderson Farias do Nascimento, enquanto o diretor do Centro de Ciências Exatas e da Terra (CCET), professor Djalma Ribeiro Silva, ressaltou os benefícios gerados pelo novo prédio na produção de conhecimento que será compartilhado com a comunidade.

A obra contou com investimento de R$ 3 milhões, com recursos da Financiadora de Estudos e Projetos, por meio do Fundo Setorial de Infraestrutura (CT-Infra 09 e 10), e recursos próprios da UFRN. A área construída tem mais de 1.100 metros quadrados, em quatro pavimentos onde são disponibilizados ambientes para armazenamento, manuseio, preparação e conserto de equipamentos, assim como armazenamento de amostras. Sua estrutura também abriga espaços para recepção em tempo real de dados sismológicos, bem como dados petrofísicos e geológicos.

Para a reitora da UFRN, Angela Maria Paiva Cruz, o maior valor do LabSis se traduz nos impactos positivos para o ensino, a pesquisa, a extensão e a inovação, ao congregar em um só local todos os pesquisadores, técnicos e alunos dos departamentos de Geofísica e Geologia, que atuam na área de Sismologia, Física de Rochas e Geofísica Espacial. “Agora serão mais projetos e desafios diante de um novo equipamento que trará mais conquistas. Vamos seguir sonhando, planejando e realizando”. [Marina Gadelha – Ascom/Reitoria/UFRN]
Fotos: Wallacy Medeiros
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © AssessoRN.com | Suporte: Mais Template