acesse o RN blog do jornalista João Bosco de Araújo [o Brasil é grande; o Mundo é pequeno]

segunda-feira, 26 de setembro de 2016

Setembro Dourado: Saiba os tipos mais comuns de câncer infantojuvenil e como detectá-los

A campanha SETEMBRO DOURADO, que vem sendo realizada desde o início deste mês em todo o Brasil pela Confederação Nacional das Instituições de Apoio e Assistência à Criança e ao Adolescente com Câncer – CONIACC prossegue alertando sobre os tipos de câncer infantojuvenil mais comuns, os sinais e sintomas e o diagnóstico precoce. Desde o início do mês, as instituições que fazem parte da CONIACC vêm desenvolvendo ações com o intuito de fazer a informação chegar a todos os lugares possíveis do país, através de palestras, atividades culturais, esportivas, sociais e educativas, além de divulgação nos meios de comunicação e nas mídias sociais.

“Este ano estamos conseguindo fazer com que a informação chegue a um número ainda maior de pessoas. Precisamos mudar a realidade do câncer infantojuvenil, virar multiplicadores, fazer com que a sociedade se mobilize em torno do diagnóstico precoce, para que as nossas crianças e adolescentes se tornem adultos curados e sem sequelas”, enfatizou Rilder Campos, presidente do CONIACC.

Principais tipos de câncer infantojuvenil:

RETINOBLASTOMA
O Retinoblastoma compreende de 2 a 4 % dos tumores malignos em crianças. O sinal mais comum é a leucocoria (semelhante ao “reflexo branco” ou “reflexo do olho de gato”). O problema pode ser detectado desde os primeiros dias de vida, através do Teste do Olhinho, um exame que pode ser realizado ainda na maternidade para observar o reflexo da pupila da criança.

OSTEOSSARCOMA
O câncer ósseo é mais comum em adolescentes. Dores nos ossos não relacionadas a fraturas, quedas ou traumas podem ser sinais.

SISTEMA NERVOSO
Fortes dores de cabeça, vômito, convulsões e alterações na visão, na fala e no andar podem ser sinais de tumor no sistema nervoso.

LINFOMA
Ínguas, febre frequente e perda progressiva de peso podem ser sinais de câncer no sistema linfático.

LEUCEMIA
É fácil de identificar a leucemia em crianças e adolescentes. Seus principais sinais são palidez repentina, manchas roxas pelo corpo e dores nos ossos.

NEUROBLASTOMA
Tumor de células do sistema nervoso periférico, frequentemente de localização abdominal.

Principais sinais e sintomas:
dores ou aumento na barriga
Febre frequente
pressão alta
palidez repentina
manchas roxas pelo corpo
ínguas ou nódulos, principalmente nas axilas, pescoço e virilha
perda de peso
mancha branca na pupila (reflexo de olho de gato)
dores de cabeça
náuseas e vômitos, acompanhados de dores de cabeça
convulsões
alteração na fala e no andar
dores nos ossos não relacionadas a fraturas, quedas e traumas
nódulos na cabeça, pescoço, braços e pernas
sangramentos em geral
fraqueza

Os sinais e sintomas acima não significam que a criança ou o adolescente tem câncer. Mas, se apresentar algum desses sintomas, o aconselhável é leva-lo ao pediatra para esclarecer e tirar as dúvidas.

SOBRE A CONIACC
A Confederação Nacional das Instituições de Assistência à Criança e ao Adolescente com Câncer - CONIACC representa as instituições de apoio à criança e ao adolescente com câncer espalhadas por todo o Brasil. Atualmente conta com 49 Instituições filiadas.

Através da CONIACC surge uma nova abordagem do papel das Instituições de Assistência às Crianças e Adolescentes com Câncer, ancoradas por uma visão de futuro, reconhecendo a responsabilidade de sua liderança em proporcionar melhor qualidade de vida e dignidade, minimizando a dor e o sofrimento dos pacientes portadores de câncer infantojuvenil.

Graças ao engajamento de seus dirigentes, a CONIACC possui representatividade e um propósito bem definido, que é o de estimular e apoiar através de uma rede de ações, em todos os níveis da sociedade, um olhar mais sensível para a criança e o adolescente com câncer e suas famílias.

Zenaide Castro
Assessora de Imprensa / CONIACC
84 99981-3942
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © AssessoRN.com | Suporte: Mais Template