acesse o RN blog do jornalista João Bosco de Araújo [o Brasil é grande; o Mundo é pequeno]

terça-feira, 31 de maio de 2016

Evento celebra “Dia Mundial sem Tabaco”

Criado em 1987 pela Organização Mundial da Saúde (OMS), o Dia Mundial sem Tabaco – celebrado em 31 de maio - tem a finalidade de alertar sobre as doenças e mortes evitáveis relacionadas ao tabagismo e defender as políticas para redução do consumo de tabaco.

“Embalagem de cigarro: por que padronizar?", é o tema do debate que o Instituto Nacional de Câncer (INCA) escolheu para o ano de 2016. A ideia é discutir a padronização de embalagens de produtos do tabaco como estratégia para redução do ato de fumar.

Neste sentido, nesta terça-feira (31), a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) realiza um evento de sensibilização dos profissionais de vigilância sanitária na prevenção e controle do tabagismo no RN. A ação, organizada em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Natal e Vigilâncias Sanitárias do estado (Suvisa) e município (Visa Natal), acontece no auditório da Assembleia Legislativa, das 8h às 12h.

O Tabagismo é considerado uma epidemia global que mata quase seis milhões de pessoas por ano, das quais mais de 600 mil são não fumantes, vítimas do fumo passivo. Sem alterações de cenário estão previstas mais de oito milhões de mortes por ano a partir de 2030. Mais de 80% dessas mortes evitáveis atingirão pessoas que vivem em países de baixa e média renda, países subdesenvolvidos e em desenvolvimento.

Implantado no Estado do Rio Grande do Norte em 1996, o Programa Estadual de Controle do Tabagismo conseguiu reduzir, no período de 2006 a 2014, a prevalência de fumantes maiores de 18 anos de 13,5% (253.497 pessoas) para 7,6% (170.756 pessoas). O Programa está fundamentado em quatro estratégias centrais desenvolvidas em parceria com as Secretarias Municipais de Saúde e Educação: eliminar a exposição à fumaça do tabaco; regulamentar as embalagens dos produtos; promover a cessação do ato de fumar e controlar o mercado ilegal.

Tratamento

O Sistema Único de Saúde (SUS) oferece atendimento gratuito às pessoas que desejam parar de fumar, inclusive com o uso de medicamentos ministrados em forma de adesivos e gomas de mascar com nicotina. Nos casos em que o paciente apresenta alto grau de dependência, são usados antidepressivos. Hoje, aproximadamente 56 municípios do Estado oferecem na rede SUS tratamento para as pessoas que desejam parar de fumar, com fornecimento de medicamentos gratuitamente. A terapia é baseada em sessões em que profissionais treinados pela Sesap/INCA ajudam os fumantes a identificar situações que os levam a fumar e a conviver com elas. Dos participantes de todo o processo de tratamento, que dura um ano, 40% a 50% param de fumar definitivamente.

PROGRAMAÇÃO:

8h30 - Abertura e acolhimento - Grupo Técnico do Tabagismo
9h00 - O Cenário do Tabagismo no Rio Grande do Norte e no Brasil. Severina Pereira - Enfermeira
          Epidemiologista (Técnica da Subcoordenadoria de Vigilância Epidemiológica -  
          SUVIGE/Sesap/RN).
10h00 - Importância do Fiscal de VISA nas Ações de Controle do Tabagismo. Maria Célia Barbosa de
            Farias - Nutricionista e Especialista em Vigilância Sanitária (Subcoordenadoria de Vigilância
           Sanitária do RN).
11h30 - Experiências exitosas de Vigilância Sanitária no Controle do Tabagismo - João Rafael
            Guimarães - Engenheiro Civil e Mestre em Engenharia Sanitária e Ambiental (Vigilância  
            Sanitária de Natal).

12h00 – Encerramento

Por Ascom/Sesap
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © AssessoRN.com | Suporte: Mais Template