acesse o RN blog do jornalista João Bosco de Araújo [o Brasil é grande; o Mundo é pequeno]

segunda-feira, 25 de abril de 2016

Abertura da Semana de Filosofia enfatiza atual momento político com debate entre participantes

XXVI Semana de Filosofia da UFRN começa com avaliação positiva das universidades na cena nacional

Fotos por assessoria/divulgação
A Semana de Filosofia, evento tradicional na UFRN, ocorrendo desde 1990, chega a sua vigésima sexta edição com prestígio e presença de alunos, professores e até pesquisadores de outras instituições. A felicidade da comissão julgadora era patente e coube ao coordenador desta edição, professor Jaime Biella, as boas vindas, sendo seguido nas falas de abertura pela chefe do departamento, professora Cinara Maria Leite Nahra, que deu um tom mais político, lembrando da dramática situação que os filósofos passaram durante a ocupação da cena nacional pelas forças armadas, quando houve a troca da disciplina pela então chamada Moral e Cívica.

Em seguida, a diretora do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, professora Maria das Graças Rodrigues, direcionou sua fala para a importância da ocupação do espaço democrático das universidades pelas vozes da tolerância no respeito a pluralidade das ideias e lembrou dos aulões do professor Biella no setor II como uma iniciativa arrojada do curso na discussão de temas de interesse no atual momento político brasileiro.

A reitora Ângela Maria Paiva Cruz, que é do quadro do curso de filosofia, elogiou o tema, propondo inclusive que possa permanecer no futuro e fez breve relato do crescimento do curso nos últimos anos, ressaltando que hoje se produz bem mais com menos professores e concluiu sua abertura dizendo perseguir como gestora a excelência acadêmica, fechando com declaração de amor a área do saber que elegeu para sua vida.

A própria reitora foi também a palestrante da abertura da semana nesta noite de segunda-feira,  e continuando na seara do crescimento da UFRN e das demais universidades públicas, lembrou alguns documentos que tornam patente este crescimento, revelando números positivos e mostrando aos presentes o caminho onde eles podem ser encontrados, como os arquivos da Andifes, entidade que reúne 2.300 instituições de ensino superior.

Pelo tom de algumas intervenções e colocações diversas neste abrir dos trabalhos, dá para perceber que o momento político vai ter forte sotaque entre os participantes e palestrantes, que vão filosofar em torno do tema desta edição, “a filosofia pensando o Brasil”.

A XXVI Semana de filosofia da UFRN continua até o próximo dia 29, a partir das 19h, no Auditório da biblioteca central Zila Mamede. É uma promoção do departamento de Filosofia, do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes da UFRN e tem a intenção de discutir o papel da filosofia na atual conjuntura brasileira através da exposição de trabalhos realizados por pesquisadores de outras instituições, tanto do RN quanto de outras unidades da federação

Em sua 26ª edição, a Semana de Filosofia apresenta como conferencistas convidados os professores Vladimir Safatle da USP e o Profº Drº Julio Cabrera da UnB. O evento conta com conferências, mesas redondas e comunicações orais. Mais detalhes sobre a programação, basta acessar:http://xxvisemanadefilosofia.weebly.com/

Assessoria de Comunicação
CCHLA/UFRN /(84) 3342-2243
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © AssessoRN.com | Suporte: Mais Template