acesse o RN blog do jornalista João Bosco de Araújo [o Brasil é grande; o Mundo é pequeno]

terça-feira, 10 de novembro de 2015

Kizomba Quilombola nesta quinta (12) em faculdade da capital

Evento aberto ao público contará com exposição de banners e apresentações de danças afro-brasileira

O mês de novembro deste ano marca o aniversário de 320 anos da morte de Zumbi dos Palmares, que é considerado líder da resistência à escravidão na época do Brasil Colônia. Neste contexto, os alunos do curso de Pedagogia da Estácio Zona Norte realizam nesta quinta-feira, 12, a “Kizomba Quilombola” que é um evento voltado à conscientização e valorização da raça negra. Abertas ao público, as atividades acontecem a partir das 19h nas dependências da faculdade, em Natal.

A festa acontece há três anos em comemoração ao Dia Nacional da Consciência Negra, que data de 20 de novembro. Cada edição da Kizomba traz uma metodologia diferente. A deste ano inclui exposições de banners abordando a visita feita pelos alunos de Pedagogia à cidade de União dos Palmares, em Alagoas, no dia 30 de outubro. A aula-viagem fez parte da disciplina ‘Fundamentos da Educação de Remanescente de Quilombo’, que é ministrada pela professora e cientista social Elaine Savalle.

Além da exposição sobre União dos Palmares, os visitantes terão a oportunidade de participar de palestras, degustar comidas típicas e conferir apresentações de danças afro-brasileiras.



A professora Giselly Portella, coordenadora do curso de Pedagogia, explica que, além de atender à Lei de Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino, o evento possibilita que os alunos de Pedagogia aprofundem temas relacionados à cultura brasileira. “Ao desenvolver as atividades, como a programação cultural da festa, os estudantes têm oportunidade de pesquisar sobre o assunto e, assim, ter acesso a informações que serão fundamentais no exercício profissional”, reforça. A professora acrescenta ainda que “a Kizomba visa estimular o respeito pela raça negra, além da autoafirmação de pessoas quanto à sua cor.” [por assessoria de imprensa]
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © AssessoRN.com | Suporte: Mais Template