acesse o RN blog do jornalista João Bosco de Araújo [o Brasil é grande; o Mundo é pequeno]

domingo, 18 de outubro de 2015

Uma homenagem aos Negros do Rosário de Caicó

Negros do Rosário de Caicó RN

Por Geraldo Anízio*

Foto  acervo/poeta geraldo anízio
Grupo folclórico dos Negros do Rosário de Caicó. Presença marcante do grande mestre Noé. À frente  do grupo estava ele, a ordenar um espetáculo popular de rua, e a exibir em salas de residências para os quais eram convidados a dançarem a convite do dono da casa. 

A troco da honra pela tradição das cantigas, modas  e  coreografias deixadas pelos  antigos afrodescendentes é  um cultura religiosa. Pessoas de gerações passadas lembram-se do clube dos negros em frente ao Banco do Brasil de Caicó. O Círculo Operário, outra célula cujo movimento se manteve até nosso dias.

Estritamente, os Negros do Rosário devem-se os recursos habilidosos ao mestre Noé com as coreografias mirabolantes! O trançado dos pés, o agachamento sacudindo as pernas e lançando varas de um para o outro. Quando uma lança ou vara cai das mãos de um deles, somente o bandeira pode apanhá-lo e devolver ao passista.

Para isso, requer muita resistência, musicalidade e empenho ao som dos tambores rudimentares apertados com  cintas de cordas num batuque emblemático que só deles parecem ser.

Sem perder a tradição, todos os anos organizam-se novos negros e aperfeiçoam-se nos passes coreográficos para festejarem a santa padroeira dos negros.

Os mais  antigos  trazem  essa cultura na veracidade longínqua da etnia africana, na mais pura simbologia  popular na cidade de Caicó.

A foto acima, marca meados de 1960 a 70, os negros calçados de conga, tempo vividos aos mais  simpatizantes  dessa  cultura afro-brasileira.

*Com post na página do autor, neste período dos festejos em Caicó.

©2015 www.AssessoRN.com | Jornalista Bosco Araújo - Twitter @AssessoRN
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © AssessoRN.com | Suporte: Mais Template