acesse o RN blog do jornalista João Bosco de Araújo [o Brasil é grande; o Mundo é pequeno]

quinta-feira, 17 de setembro de 2015

Setembro Amarelo: Audiência Pública na Câmara debate prevenção ao suicídio

Acontece nesta quinta-feira (17), às 9h, no Plenário da Câmara Municipal de Natal,  Audiência Pública para debater a prevenção do suicídio. A audiência proposta pelo presidente da Câmara, psiquiatra Franklin Capistrano, faz parte da programação do setembro amarelo, mês dedicado a ações de divulgação a prevenção do suicídio e a discussão de ações preventivas.

Vários segmentos ligados a temática foram convidadas para o debate, como os gestores das secretárias municipais e estadual de saúde, a Associação Note Riograndense de Psiquiatria, o Centro de Valorização da Vida (CVV), Conselho Regional de Medicina, dentre outros.

Segundo estimativas da Organização Mundial de Saúde, a cada 40 segundos, uma pessoa se suicida no mundo. A campanha setembro Amarelo surgiu numa iniciativa da Associação Internacional de Prevenção ao Suicídio para tentar reduzir esse número colaborando com a OMS que tem a meta de diminuição da taxa em 10% até o ano de 2020.

Segundo estudos da Associação Brasileira de Psiquiatria(ABP), o suicídio, geralmente, é o desfecho de uma doença física ou mental e pode ser prevenido. Vários mitos são desmistificados pela ABP que afirma que o assunto não pode ser tratado como tabu e que a informação  e discussão sobre o tema contribuem com a prevenção.

Assessoria de Comunicação
Hospital Severino Lopes

(84) 4005 - 3279
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © AssessoRN.com | Suporte: Mais Template