acesse o RN blog do jornalista João Bosco de Araújo [o Brasil é grande; o Mundo é pequeno]

segunda-feira, 31 de agosto de 2015

Central de Transplantes do RN realiza campanha de doação de órgãos

Ao longo deste mês, serão realizadas ações de sensibilização junto à população e profissionais de saúde sobre a importância da doação de órgãos. Além disso, haverá treinamentos em doação e transplantes para profissionais de saúde, palestras e jornadas em doação de órgãos para profissionais de toda a rede do estado, como a do Hospital Tarcísio Maia, em Mossoró, que ocorrerá no próximo dia 14, e a do Hospital Walfredo Gurgel, prevista para o dia 26. Outra atividade será a realização de uma caminhada, no dia 26 de setembro, partindo do IFRN em direção ao Parque das Dunas.

A solenidade de abertura da campanha estadual “Setembro Verde”, em alusão ao Dia Nacional de Doação de Órgãos (27/09) será nesta terça-feira (1º), às 19h, no auditório da UNI-RN (Rua Prefeita Eliane Barros, 2000, Tirol, em Natal), promovida pela Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), por meio da Central de Transplantes. Durante a solenidade será lançado o primeiro curso de pós-graduação em Transplante e Doação de Órgãos no estado, destinado a profissionais de saúde de nível superior e a profissionais ligados à Central de Transplantes do RN. Contando com 35 vagas, o curso está com inscrições abertas e terá início no próximo dia 18, na UNI-RN.

Números no RN


Atualmente no Rio Grande do Norte, 42 pessoas esperam por um transplante de córneas e 237 por um transplante renal. O estado registrou até o segundo semestre deste ano 11,1 doadores efetivos por milhão de população (pmp), pouco abaixo da média nacional, que está em 13,4 doadores pmp. A taxa de recusa familiar, que era de 57% em 2014, caiu para 49%. De acordo com Patrícia Maciel, trata-se de “uma queda importante, mas ainda é necessário muito trabalho no sentido de uma redução cada vez maior, para que possamos aumentar o número de doações e, consequentemente, o de transplantes”.

O transplante renal vem obtendo desempenho cada vez mais expressivo. Em 2012, apenas 50% do rins captados no estado eram transplantados no RN. Esse número vem crescendo gradativamente e, no segundo trimestre de 2015, 100% dos rins captados no RN foram transplantados em potiguares.

Assessoria de Comunicação - ASCOM
(84)- 3232-2618/3232-2630/8137-2493

[ascomsesap@gmail.com]
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © AssessoRN.com | Suporte: Mais Template