acesse o RN blog do jornalista João Bosco de Araújo [o Brasil é grande; o Mundo é pequeno]

domingo, 21 de junho de 2015

Um cabo de aço para solucionar um jipe no prego

Mais uma boa de 51 – a camioneta!

Por João Bosco de Araújo*
Jornalista boscoaraujo@assessorn.com  

Foto acervo pesquisa/divulgação
Nem sempre os problemas são resolvidos à luz do conhecimento técnico. Digo isso porque na manhã de um dia do meio da semana, meu pai, Pedro Salviano do Umbuzeiro dirigia sua camioneta como fazia, rotineiramente, do sítio à rua, uma vez por semana, sem contar o dia da feira, no sábado, para as obrigações corriqueiras do campo e dos filhos a estudar na cidade. Ao passar no trecho logo após a tramela do Posto Fiscal do Itans, ele percebeu que um carro estacionado ao lado da pista precisava de ajuda. De pronto parou sua camioneta, como sempre cheia de gente, e viu que o motorista do veículo era Manoel Dantas, comerciante, dono de armazém de cereais, mas como proprietário de um sítio aos arredores de Caicó vendia leite de sua vacaria, entregando à freguesia em seu jipe de cor verde.

“Como vai Manoel Dantas, vejo que está no prego!”, disse Pedro Salviano de cima da boleia da camioneta, apoiado ao volante, levando a crer na possibilidade de solucionar o problema ainda desconhecido de todos. “Nada, Pedro Salviano, esse caso não pode ser resolvido por qualquer um, tenha um bom dia”, resmungou Manoel Dantas, com ar de aborrecido diante da sugestão de quem supostamente nada sabia de mecânica de automóvel.

Mas Pedro Salviano não se fez de rogado, simplesmente abriu a porta e descendo do carro procurou a traseira da camioneta, retirando debaixo da carroceria um longo cabo de aço. Sem contar conversa, lançou a corda de metal e amarrou-a no pára-choque do jipe. Em seguida, apenas disse ordenando ao descrédulo motorista: “Suba no seu carro e deixe o resto comigo”.

Ninguém poderia acreditar que a solução seria a mais prática possível, numa situação visivelmente difícil de ser resolvida por quem, realmente, nada entendia de mecânica, porém como velho experiente na vida, e na estrada, com a força de vontade superou aquele obstáculo, puxando Manoel Dantas e seu jipe carregado de tonéis de leite, entregando o produto de porta em porta, e o mais interessante, com a felicidade dos clientes que agradeciam pela certeza de naquele dia contar com o leite da família em suas casas.

Na volta do trajeto do leite, ao deixar Dantas em sua residência que ficava na mesma rua aonde morávamos, meu pai, embora com aparente generosidade, ainda despertou polêmica, após desamarrar os fios de aço e jogá-los em cima da camioneta, se despedindo comentou, em resposta no que escutara ao parar o seu carro no início do diálogo vendo o jipe quebrado na beira da pista.

“Ô diachos, eu não te falei, Manoel, que resolveria o problema” e saiu na camioneta acelerando em direção ao quarteirão logo após a bodega de Zé Teófilo, no centro de Caicó.

*Texto originalmente publicado no Diário de Natal em fevereiro de 2009.


©2015 www.AssessoRN.com | Jornalista Bosco Araújo - Twitter @AssessoRN
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © AssessoRN.com | Suporte: Mais Template