acesse o RN blog do jornalista João Bosco de Araújo [o Brasil é grande; o Mundo é pequeno]

segunda-feira, 23 de março de 2015

A arte de conhecer a si mesmo; Palestra da Nova Acrópole Natal

Palestra da Nova Acrópole Natal fala das necessidades humanas e do caminho para ser feliz

Cartaz/Divulgação
“O homem não veio ao mundo para fazer coisas, e sim, para construir a si mesmo”, afirma a professora de filosofia Jumara Sasaki. De acordo com ela, é comum vermos as pessoas cada vez mais ansiosas, deprimidas ou aceleradas, buscando algo que as tornará mais felizes. Em meio a tantos compromissos, desejos, medos e cobranças, fica difícil ver o que é realmente importante. Encontrar o verdadeiro sentido da vida é a busca de todo ser humano. Mas, e se esse sentido não estiver nas coisas, mas sim dentro de cada homem, como poderemos encontrá-lo? Para quem está em busca desta resposta, a Nova Acrópole Natal apresenta a palestra: ‘A arte de conhecer a si mesmo’. O evento ocorre nesta terça-feira (24/03), às 19h na própria instituição.


De acordo com a professora, o primeiro impulso do ser humano é buscar as respostas fora de si. Insatisfeitas com aquilo que ainda não compreendem, e em busca de um sentido mais profundo de vida, as pessoas lançam-se em uma busca que pode terminar em uma viagem, em uma mudança, na compra de bens materiais ou em relacionamentos que, muitas vezes, têm mais a função de preencher uma carência e um vazio, do que propriamente acrescentar vida e felicidade.

Como mudar a própria postura e a forma de pensar é algo que exige muita coragem e vontade, boa parte das pessoas prefere ficar no superficial. Enquanto que as verdadeiras transformações dependem de uma atitude mais ativa perante à vida e às circunstâncias. Estas transformações necessitam de um pouco mais de domínio sobre os instintos e desejos, de uma consciência maior sobre as causas de tudo aquilo que nos acontece, pois é nelas que se encontram as respostas. Além disso, a filosofia e a tradição nos ensinam que há coisas que dependem de nós e outras que não dependem, e a felicidade consiste justamente em controlar somente aquilo que depende de nós. “A dor está nas expectativas que temos perante aos outros e aos acontecimentos que não podemos controlar”.

Para isso, a filosofia se baseia no conhecimento de homens que buscaram e encontraram tais respostas para vida e deixaram o caminho para outros trilharem. “Ao estudá-los vamos encontrando as respostas que a nossa alma clama e, ao viver as ideias, podemos transformar a nossa própria história. Enquanto continuarmos agindo de forma mecânica, apenas cumprindo tarefas e acumulando coisas, esse vazio interior não cessará. Ao nos colocarmos como protagonistas de nossa vida seremos mais capazes de modificar aquilo que precisamos para encontrar a verdadeira felicidade”, explica.

A Nova Acrópole Natal está localizada na Rua Trairi, 516, Bairro: Petrópolis (Próximo à Praça Cívica). Mais informações pelo fone: (84) 3211 0748 /8602 5498 ou no facebook.com.br/NovaAcropoleNatal.

Comunicação e Marketing
Adriana Keller <adriana@bponto.net>

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © AssessoRN.com | Suporte: Mais Template