acesse o RN blog do jornalista João Bosco de Araújo [o Brasil é grande; o Mundo é pequeno]

sábado, 6 de abril de 2013

Embora se torne atração turística, jornalista questiona futuro das dunas do Morro do Navio

Atração turística
Luiz Gonzaga Cortez
Nesta terra de tantos “ambientalistas”, não tenho notícias de preocupações com o futuro do “Morro do Navio”, nas dunas de Pium, Parnamirim, a cerca de 22 quilômetros de Natal. Também conhecido como “Morro Vermelho”, por causa da coloração da areia, a área fica a mais de 300 metros do nível do mar, de onde se pode curtir um bonito panorama, inclusive de parte de Natal.
A área seria uma ZPA, perto de Alcaçuz e da famosa “Casa de Pedras”, construção do período holandês. E aí? E aí é que o morro está sendo degradado pelo homem (bugreiros, praticantes de ralis fora de estrada, etc) e os ventos, devido ao  abandono, mas alguns moradores de Pium estão preocupados com um possível detalhe histórico: um marco de concreto no Morro do Navio.
E o que significa esse marco de 1.50m de altura e cerca de 80cm de diâmetro, que está “rolando cabeça abaixo” do morro? Segundo um pesquisador que me deu a informação e sugeriu que procurasse os vídeos do Youtube, o marco de concreto, que está com a parte superior para baixo, seria o alicerce de algum equipamentos militar usado pelo Exército brasileiro no período da II Guerra, provavelmente um haliografo (instrumento de uso manual para orientação marítima).
Os produtores dos vídeos estão afirmando que o marco teria sido feito em 1943 e, segundo os moradores mais idosos de Alcaçuz, havia uma placa com inscrições com aquela data. Em Pium, há guias que cobram R$ 25,00 por passeios educacionais e de lazer na área que teria mais de 10 hectares e que está sendo alvo de investidores americanos.
Uns dizem que querem construir um clube de golfe, outros que seria um condomínio residencial  sobre as dunas vermelhas, cuja vegetação é rasteira, mas com muitos pés de mangabeiras, uma fruta nativa  em extinção. Um guia afirma, no vídeo, o produtor afirma que o Morro do Navio, encravado no município de Nísia Floresta,  “é um pedaço importante de nossa história que deveria receber maior atenção por parte das autoridades”.
A área é vizinha ao terreno pertencente aos herdeiros do médico Silvino Lamartine de Faria e abrange aos dois municípios do litoral sul.
Quem quiser conhecer os acessos ao local, basta pesquisar “morro do navio” no Youtube, através do Google.
Vídeo produzido sobre o Marco de concreto do Morro do Navio

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

Um comentário:

  1. Acreditem! Arrastaram o marco do Morro do Navio cerca de seis metros do local onde estava semi-aterrado até a manhã de ontem, sábado e fizeram pequenas danificações na operação arrasto, com cabo de aço e carros tipo "troller". Operação teria sido feita por pessoas da Fundação Rampa, de Natal. Há mesmo a data inscrita no concreto:1942/1943.

    ResponderExcluir

Copyright © AssessoRN.com | Suporte: Mais Template