acesse o RN blog do jornalista João Bosco de Araújo [o Brasil é grande; o Mundo é pequeno]

sábado, 23 de fevereiro de 2013

Chove, e as galinhas estão ciscando pelos terreiros

Por Albimar Furtado*
Jornalista albimar@superig.com.br
 
Vá seguindo na estrada, olhando a paisagem. A vegetação está seca, descolorida, cinzenta. O rebanho é pequeno, mirrado, couro e osso. O cenário de tristeza se projeta na contração de seu rosto. Trinta dias passados participei da conversa em que o seridoense, desolado, lamentava a perda do pequeno rebanho de sua família, coisas da seca. Em sua volta, o rosto contraído dos amigos. E tudo isso compondo um cenário que, apesar de tudo, ainda acenava com a esperança de chuvas. Fé que se projeta pelos dias de março.
 
Trinta dias depois daquela conversa, tive outra, rápida, com personagem diferente. Final de semana fui à praia, Redinha, já em tempos de poucos veranistas. O esquecimento de algum produto na relação das compras me mandou à mercearia. Chovia fino e o céu anunciava que a água continuaria a cair. Risonha, a mulher do caixa recebia os fregueses contando sobre as notícias de que, o dia acabando de nascer, lá pelas 5 horas, recebera da irmã que mora em uma fazenda perto de Alexandria. Era notícia de chuva.
 
Falava, tal sua alegria, como se todos conhecessem sua irmã: “Iracema me telefonou dizendo que as galinhas estavam todas ciscando no terreiro, uma coisa linda”. E exibia as fotos que recebera, pelo telefone, vindas lá do Oeste. Estavam lá gravadas as imagens das galinhas em festa em volta da casa. A mulher do caixa repetia a notícia a quem chegava. Lembrei da conversa de trinta dias passados e reparei na diferença das reações. Agora, a alegria da mulher iluminava o rosto dos fregueses e provocava neles frases de otimismo. Tomara ouvir novas conversas assim e que, a partir de agora sejam fruto de notícia como a enviada por Irecema, lá do Oeste, à irmã da moradora da Redinha. Notícias que melhoram a vida e o rosto das pessoas.
 
*Texto publicado na coluna do jornalista no NOVO JORNAL
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © AssessoRN.com | Suporte: Mais Template