acesse o RN blog do jornalista João Bosco de Araújo [o Brasil é grande; o Mundo é pequeno]

quinta-feira, 18 de outubro de 2012

SBD-RN realiza ação de conscientização sobre a psoríase

Banner/divulgação

Com o objetivo de ajudar na divulgação de informações sobre a Psoríase e esclarecer a população sobre a doença, a Sociedade Brasileira de Dermatologia- RN promove no dia 27 de outubro, a partir das 9h, uma ação de sensibilização no Parque das Dunas.  A atividade faz parte da Campanha Nacional de Conscientização, que, este ano, tem como slogan: “Viva sem barreiras – Curta, abrace e compartilhe”.
 
A intenção é divulgar e demonstrar que é possível uma pessoa com psoríase ter uma vida normal e participar de atividades comuns ao cotidiano de todos, haja vista que a doença não é contagiosa. Será montada uma tenda informativa na qual haverá a distribuição de folders e esclarecimento das dúvidas sobre a psoríase. Também será realizado um coffee break de confraternização entre os presentes.
 
Na ocasião, pacientes portadores de psoríase que fazem tratamento no Hospital Universitário Onofre Lopes, participarão de uma aula de ginástica ao ar livre, sob a orientação de um personal trainner que a SBD/RN irá disponibilizar.
 
Todo o tratamento para a psoríase é disponibilizado gratuitamente pelo SUS no Onofre Lopes. “Atendemos aproximadamente 300 pacientes de psoríase vindos de várias partes do estado. Temos inclusive o NIMB, o Núcleo de Infusão de Imunobiológicos, voltado exclusivamente para esse público”, completa a dermatologista Larissa Morais, coordenadora da campanha no RN. 
 
Dia Mundial da Psoríase

 
O dia 29 de outubro é o dia Mundial da Psoríase. A psoríase é uma doença inflamatória crônica da pele que se manifesta, na maioria das vezes, por lesões róseas ou avermelhadas, recobertas por escamas esbranquiçadas. Em alguns casos, as lesões podem estar localizadas apenas nos cotovelos, joelhos ou couro cabeludo. Em outros, as lesões se espalham por toda a pele. Frequentemente há acometimento das unhas.
Até hoje não se sabem os motivos causadores da doença, mas pesquisas científicas demonstram que, em 30% dos casos, o fator genético está envolvido. No entanto, estresse emocional, traumas ou irritações na pele, infecções na garganta, baixa umidade do ar ou alguns medicamentos podem aumentar as chance de desenvolvimento da doença.
 
Ao contrário da maioria das doenças de pele, o sol contribui para a melhoria das lesões de psoríase, porém a exposição tem que ser indicada por um dermatologista devido aos efeitos deletérios que a exposição solar excessiva pode causar. É uma doença que ainda não tem cura, embora tenha controle se diagnosticada e tratada corretamente.
 
Adriana Keller - Bponto Comunicação
(84) 41415610
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © AssessoRN.com | Suporte: Mais Template