acesse o RN blog do jornalista João Bosco de Araújo [o Brasil é grande; o Mundo é pequeno]

quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Lá se vão 20%

Por Paulo Tarcísio Cavalcanti
Jornalista tarcisiocavalcanti@bol.com.br http://ptarcisio.blogspot.com
 
Só com INSS e transporte, o trabalhador que ganha o salário mínimo está gastando 20% do que recebe. Isso, se só trabalhar 20 dias por mês e se só gastar duas passagens de ônibus por dia. Pode fazer a conta.
 
Poderia aqui plagiar aquela professora que calou os deputados – Amanda Gurgel – e lançar o desafio: Quero ver qual o ser humano capaz de sobreviver com tão pouco. Não o farei. Pois, do meu sonho à realidade, a diferente é gritante.
 
São milhares (ou milhões?) os que sobrevivem até com menos pelo Brasil afora. Sobrevivem? Deus sabe como, mas a realidade é que conseguem sobreviver.
 
Agora mesmo, em plena campanha eleitoral, a passagem de ônibus em Natal passou para R$ 2,40. Um preço muito salgado pra quem ganha o salário mínimo. Entretanto, ao que se diz, apesar disso, isto é: apesar de caro pra quem paga, a tarifa não parece ser tão doce assim pra quem a recebe – os empresários.
 
A questão da tarifação do transporte de massa em Natal merece, na realidade, um debate mais aprofundado, até porque, além da questão do preço, é constante e antiga a queixa da população quanto à sua qualidade.
 
O momento da campanha talvez fosse um instante propício e oportuno para a formulação desse debate. Talvez – repito. Primeiro, porque não sei se os candidatos teriam interesse e coragem para enfrentá-lo, de forma séria e honesta; segundo, porque correríamos o risco de ter um debate “pra inglês ver”, marcado muito mais por promessas mirabolantes do que por compromissos capazes de serem resgatados na hora do pega pra capar.
 
Agora, que esse debate, mais cedo ou mais tarde, terá que ser feito, disso eu não tenho dúvida. Está se esgotando a validade da política atual de deixar como está para ver como é que fica; ou, simplesmente, ir empurrando com a barriga, porque há, em jogo, interesses de toda ordem.
 
Aliás, em algumas cidades – poucas, é verdade – experiências novas estão em andamento objetivando segurar o preço e melhorar a qualidade do serviço. E não há segredo: A única maneira de segurar o preço e melhorar o serviço é o poder público assumir o ônus das gratuidades que concede.
 
Do contrário, salvo alguma ideia criativa que ainda está para surgir, não tem pra onde correr. Essa ideia, porém, não surgirá do acaso.
 
Terá que ser buscada, promovida, estimulada, procurada. Daí porque disse e vou repetir: Esse debate, mais cedo ou mais tarde, terá de ocorrer.
 
*Texto publicado na coluna do jornalista no NOVO JORNAL
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © AssessoRN.com | Suporte: Mais Template