acesse o RN blog do jornalista João Bosco de Araújo [o Brasil é grande; o Mundo é pequeno]

domingo, 12 de agosto de 2012

Artista expõe fotos de vasos com cactos sem espinhos, plantados por ele mesmo

O artista Euzébio Zloccowick vai expor fotos de 73 vasos com cactos sem espinhos, plantados por ele mesmo no Parque das Crianças, no centro de Fortaleza. Intitulada “Sem espinhos”, a exposição gratuita acontecerá no Centro Cultural Banco do Nordeste-Fortaleza (rua Floriano Peixoto, 941 – Centro – fone: (85) 3464.3108), com abertura na próxima terça-feira, 14, às 18 horas. A mostra individual ficará em cartaz até 15 de setembro próximo, no 2º piso do CCBNB-Fortaleza (horários de visitação: terça-feira a sábado, de 10h às 20h; e aos domingos, de 12h às 18h).

É o próprio Euzébio, morador próximo do Parque, que também apresentará um vídeo mostrando o processo de construção da mostra. Ele diz:

“O centenário “Parque das Crianças” conserva orgulhosamente o romântico e discreto charme da burguesia cearense de outrora. Firma uma época, um pedaço da História resistindo ao tempo. Há 10 anos moro próximo a esta maravilha de locação. Naturalmente elegi-o como meu quintal, uma extensão de meu lar. Nos momentos de sufoco vou até lá tomar um copo de vento, sol, céu...

Por lá diariamente há um fluxo enorme de personas: umas passam, outras ficam. Alguns dão comida aos peixes, patos, gatos, pombos e gansos.  Tem uma rapaziada que pratica o Le Parkour. Turistas tiram fotos, pessoas fazem cooper. Tem peça de teatro, capoeira, maracatu e o som intenso de milhares de periquitos verdes.

Domingo à tardinha, há um clima de cidade histórica do interior. Um lugar aliado à memória de quem por cá nasceu.

Nele há um grande lago contornado por muretas, sobre elas 73 vasos em forma de taça.  Anos passaram, e nunca entendi o porquê delas serem sempre vazias, sem cor, ignoradas.

Com olhos visionários, passei a visualizar as muretas e seus incontáveis balaustres pintados a cal, e suas taças ocupadas por cactos. O lago todo arrodeado, um resgate sutil do glamour da antiga e bela Fortaleza de Nossa Senhora da Assumpção.

O cacto sem espinho é a planta ideal para o lugar: recebe o sol, não machuca os passantes, não requer cuidados (plante-o e deixe-o viver em paz), se chove, ele agradece em flor de uma beleza rara, e nos  estios ele resiste, alimentando-se de sereno.

Resolvi manifestar-me, tornar real o sonho e fazer uma gentileza à cidade amada. Ao povo daqui, dali, Monet, Burle Marx e Juju Bardot. A exposição te convida ao Parque”.

Luciano Sá (assessor de imprensa do Centro Cultural Banco do Nordeste) – (85) 3464.3196 / 8736.9232 – lucianoms@bnb.gov.br
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © AssessoRN.com | Suporte: Mais Template