acesse o RN blog do jornalista João Bosco de Araújo [o Brasil é grande; o Mundo é pequeno]

domingo, 26 de agosto de 2012

A chegada do homem à lua


A chegada do homem à lua nas ondas da Rural

Por João Bosco de Araújo
Jornalista boscoaraujo@assessorn.com  
 
Foto: arquivo web/divulgação 
Há exatos 40 anos, este blogueiro, menino adolescente em Caicó, ouvia do rádio grande em cima da mesa da sala – um TransGlobe de madeira, à pilha -, a retransmissão nas ondas da Rádio Rural do primeiro homem a pisar no solo lunar. Era final de uma tarde da Festa de Sant’Ana.  À noite, do lado esquerdo do Parque Lima (parque de diversão que por muitas décadas animou a festa e a alegria das crianças), admirado, eu olhava a lua minguante ao poente, sem entender por que àquela Lua Nova já não era mais novidade para quem nela botava os pés sujos da civilização.
 
“That’s one small step for man, one giant leap for mankind…”, foram as palavras ouvidas e não entendidas na retransmissão daquela tarde de 20 de julho de 1969. Depois fiquei sabendo que o astronauta teria dito a frase mais importante para os americanos naquela ocasião e que o resto do mundo pegava carona no feito, afinal, todos, literalmente, pobres, mortais: “Um pequeno passo para o homem, um salto gigantesco para a humanidade...”, teria dito Neil Armstrong, lá de cima, ao tocar o solo lunar. Tempos depois, os caicoenses assistiam ao filme em preto e branco do grande feito dos três astronautas da Apolo 11 chegando à lua. Era um telão pregado na parede por trás da Catedral, e uma multidão extasiada com o programa daquela noite, movimentando a cidade.   
 
Eu, particularmente, não passava de um lunático. Distante do que poderia ser aquele ambicioso projeto para os norte-americanos, imprimindo sua marca diante o imperialismo para mostrar ao mundo, sobretudo, aos russos, o poderio iminente. Acabou-se a guerra fria, acabaram-se os projetos dos primos do norte de retornar suas bilionárias viagens à lua que já não pertencia aos poetas, nem ao romantismo dos apaixonados.     
 
JBAnota Texto publicado em 2009 por ocasião dos 40 anos do feito em solo lunar e agora na ida do astronauta* em definitivo para a eternidade.
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

2 comentários:

  1. Caro amigo, vc é um "lunático" boa gente (kkkkkkk) (JVanilsonJ)

    ResponderExcluir
  2. Grande Vanilson Julião, e livrai-nos das conspirações cósmicas! Forte abraço, amigo.

    ResponderExcluir

Copyright © AssessoRN.com | Suporte: Mais Template