acesse o RN blog do jornalista João Bosco de Araújo [o Brasil é grande; o Mundo é pequeno]

sábado, 7 de julho de 2012

Futebol não pede “stars”, só bons jogadores

Por Albimar Furtado*
Jornalista Albimar@Superig.Com.Br

Perdão, caro leitor, sei que já tomou uma super dose de Corinthians durante toda a semana. E logo eu que não sou corintiano, o coração não me bate mais forte pelo time paulista, nunca fiquei acordado até mais tarde para vê-lo jogar.

Corrijo, nunca tinha ficado. Noite de quarta-feira tomei a decisão de adiar para a manhã seguinte o trabalho de preparar estas letras para este espaço e me postei diante da televisão. E fui Corinthians como sempre fui Bangu, ABC, Portuguesa. De alma e coração. Mesmo reconhecendo o valor do Boca, admirador, como sempre fui, do futebol bonito e eficiente de Riquelme (hoje já nem tanto). Mas o Boca não é Brasil.

Não tinha também o direito de desejar que a festa exuberante, espontânea, bonita, feita de gente de todas as classes fosse frustrada. Seria insensível se assim desejasse. Vi o jogo. Um grande jogo? Não. Mas um espetáculo de emoção a cada minuto, em qualquer disputa de bola, na raça exposta no rosto, no grito, na corrida, na força, na cara feia.

Não havia estrelas entre os corintianos. A maior delas, surgida nos últimos jogos pelo exagero da imprensa, estava e ficou no banco, Romarinho. Uma grande sacada de Tite. Não expôs o garoto à volúpia midiática. O menino saiu engrandecido pelo título e pela contribuição que havia dado à conquista. Sem ficar na iminência de uma superexposição, de ser mostrado como o fenômeno que ainda não é.

Fenômeno foi o Corithians. Não tinha estrelas, mas tinha Tite. Teve futebol trabalhado, corrido, de raça, uma raça do tamanho de sua torcida. Na noite de quarta-feira venci o sono, ganhei o jogo. Venci a frustração de naquele mesmo dia ter ouvido a informação de que o Brasil estava fora das dez melhores seleções mundiais, no ranking da Fifa. À noite, a vitória foi do futebol feito de jogadores, não de stars.

*Texto publicado na coluna do jornalista no NOVO JORNAL
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © AssessoRN.com | Suporte: Mais Template