acesse o RN blog do jornalista João Bosco de Araújo [o Brasil é grande; o Mundo é pequeno]

terça-feira, 10 de julho de 2012

Elas de fora, é a vez do “clube do bolinha”

Por Albimar Furtado*
Jornalista albimar@superig.com.br

Vamos na mesma balada, a da campanha que agora se inicia. Novidade? Confesso que fiquei com medo da novidade.  Na campanha anterior a inclinação em sua direção, falhou. E falhou feio. De qualquer forma, não é uma regra. Mas dois anos depois também apostamos no que se imaginava moderno. Ainda aguardamos os resultados, esperanças em baixa.

No primeiro caso, um caminho sem volta, esgotado. No segundo o tempo que resta, e já não resta muito, será necessário à avaliação final. De uma coisa já se tem certeza na campanha que agora se inicia: o poder feminino, que se apresentava total, terá uma baixa a partir de janeiro. Junto ao governo estadual, à presidência do Tribunal de Justiça, à Reitoria não haverá mais o governo municipal comandado por uma mulher. Sem reunir condições eleitorais, a prefeita Micarla de Sousa, que também quer cuidar da saúde e estar mais próxima da família, como justificou, sai de cena.

Será, esta, uma campanha ao executivo municipal sem a participação da mulher. Para não fugir à verdade, há a presença, sim, mas no papel de coadjuvante. Será vice. Fazia tempo, eleições várias, que a mulher  ficava com o papel principal nas disputas, revezando-se, neste protagonismo, Wilma de Faria, Fátima Bezerra e Micarla de Sousa.

No caminho da sucessão desfilarão candidaturas que compoem o Clube do Bolinha. Os nomes, todos já foram testados em eleições majoritárias ou proporcionais. Os que lideram as pesquisas, do primeiro ao quinto, atravessaram eleições vitoriosas. São nomes conhecidos. Portanto, sem novidade. Sem novidades também, diferentemente da última campanha, os partidos. Não há um novo PV emergindo. Estão lá PMDB, PT, PDT, PSDB. O diferente fica por conta da decisão do PMDB de lançar candidato próprio. E as surpresas, ou não, ficarão para o segundo turno, se houver.

*Texto publicado na coluna do jornalista no NOVO JORNAL
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © AssessoRN.com | Suporte: Mais Template