acesse o RN blog do jornalista João Bosco de Araújo [o Brasil é grande; o Mundo é pequeno]

domingo, 15 de julho de 2012

1ª Mostra Metrô de Superfície leva arte contemporânea do Nordeste ao Paço das Artes, em SP

Exposição traz a jovem arte contemporânea do Nordeste ao Paço das Artes O Paço das Artes, instituição da Secretaria de Estado da Cultura, confirma mais uma vez a sua vocação para o fomento e difusão da jovem arte contemporânea e inaugura uma mostra especial em julho.

A partir do dia 17, próxima terça-feira, o público poderá visitar gratuitamente a 1ª Mostra Metrô de superfície, com o trabalho de jovens artistas da região Nordeste do País. A abertura acontece no dia 16, segunda-feira, a partir das 19h30 e é aberta ao público.

Metrô de superfície é o resultado da parceria entre o Paço das Artes e o Centro Cultural do Banco do Nordeste (CCBNB). “Nosso interesse em fazer esta parceria, que teve início no ano passado quando fui algumas vezes para Fortaleza, é de mostrar em São Paulo a produção dos jovens artistas do Nordeste do País”, conta Priscila Arantes, diretora técnica da instituição.


“Com a Metrô de superfície esperamos impulsionar o diálogo entre artistas e público para a diversidade da produção nacional”, afirma Jacqueline Medeiros, coordenadora do setor de Artes Visuais do CCBNB, “sem, no entanto, enclausurar-se em uma auto-referência local, mas que, sobretudo, problematize a produção e as condições do fazer artístico no Nordeste em sintonia com o restante do Brasil”, conclui. Este processo de intercâmbio se completará em novembro deste ano, quando será realizada uma mostra composta por artistas que passaram pelas Temporadas de Projetos do Paço das Artes, programa que tem como objetivo fomentar a curadoria e produção artística contemporâneas.

Os curadores e críticos Bitu Cassundé (Fortaleza, CE) e Clarissa Diniz (Recife, PE) são os responsáveis pelo projeto. Como assistentes curatoriais do Programa Rumos Artes Visuais 2008/2009 (Instituto Itaú Cultural, São Paulo), realizaram um amplo mapeamento da região Nordeste, acumulando um repertório bastante atualizado acerca da produção artística do local. “Esta parceria é muito importante para fortalecer nossa interlocução, nossa troca e pensamento crítico e, ao mesmo tempo, colaborativo. Oportunidades de pensarmos uns em relação aos outros são fundamentais”, afirmam os curadores. “Outro sentido especialmente importante é o do esforço de pensar-nos historicamente, seja em relação a um delineamento mais amplo, secular, seja em relação à contemporaneidade, onde nos roçamos”.

O conjunto da pesquisa feita por Cassundé e Clarissa é formado por obras de 30 artistas, dos quais 13 estarão presentes na mostra apresentada no Paço das Artes.  O recorte escolhido reúne trabalhos que lidam com a potência da invenção de linguagem em sua acepção fenomenológica, estreitamente vinculada ao corpo, recriando, assim, as concepções comuns de indivíduo, realidade, verdade e gênero.

Os artistas Amanda Melo (PE), Bruno Vilela (PE), Carlos Mélo (PE), Cristiano Lenhardt (RS/PE), Juliana Notari (PE), Marina de Botas (SP/CE), Milena Travassos (CE/RJ), Solon Ribeiro (CE), Marcelo Gandhi (RN/SP), Rodrigo Braga (PE), Solange, tô aberta! (RN/Berlim), Thiago Martins de Melo (MA) e Virginia de Medeiros (BA/SP) compõem a exposição.

Atividades
Debates e apresentações completam a programação da exposição. No dia 17 de julho, às 19h30, o Paço das Artes recebe os artistas Milena Travassos (CE), Juliana Notari (PE), Cristiano Lenhardt (RS/PE) e Bruno Vilela (PE), Amanda Melo (PE), Virgínia de Medeiros (BA), Marina de Botas (CE) para uma primeira conversa acerca da mostra. Os curadores Bitu Cassundé e Clarissa Diniz também irão compor a mesa, juntamente com a crítica Carolina Soares. Para encerrar, as atividades do dia 27 de agosto, segunda-feira, também serão voltadas para a Metrô de superfície. Os artistas Ribeiro (CE), Thiago Martins de Melo (MA), Carlos Mélo (PE), Rodrigo Braga (PE), Marcelo Gandhi (RN) e Pedro Costa (RN), novamente acompanhados pelos curadores Bitu Cassundé e Clarissa Diniz e pela crítica Carolina Soares, participam da segunda mesa redonda referente à mostra. Na ocasião, também haverá um debate entre os artistas José Rufino (PB) e Marcelo Campos (RJ), com mediação do curador Bitu Cassundé. Para encerrar a programação do dia, haverá uma performance de Solange, to aberta!. A mostra será encerrada em 13 de setembro próximo.

1ª Mostra Metrô de Superfície
Abertura: dia 16 de julho, segunda-feira, a partir das 19h30
Visitação: 17 de julho a 13 de setembro
Grátis

Paço das Artes
Endereço: Avenida da Universidade, nº 01, Cidade Universitária, São Paulo
Tel: (11) 3814-4832 |
Site: www.pacodasartes.org.br
Acesso e elevador para cadeirantes. Ar condicionado

Fonte: Assessoria de imprensa do Paço das Artes
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © AssessoRN.com | Suporte: Mais Template