acesse o RN blog do jornalista João Bosco de Araújo [o Brasil é grande; o Mundo é pequeno]

segunda-feira, 25 de junho de 2012

Relatório da Assembléia Geral da Aphoto

Foto:Canindé Soares/Divulgação
No último dia 19 de junho (terça-feira), foi realizada uma Assembléia da Associação Potiguar de Fotografia, no auditório do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), na Cidade Alta. A Assembléia teve inicia às 18h30 com segunda chamada às 19 horas, como manda o Estatuto. Mais de 40 pessoas, entre sócios e simpatizantes, participaram do evento.

Na ocasião, o presidente Alex Gurgel apresentou o selo comemorativo aos 10 anos da Aphoto, um designer feito pelo aphotista Luciano Azevedo. O presidente também falou sobre o que aconteceu durante o Encontro Norte Nordeste de Produtores Culturais de Fotografia, em Belém do Pará, principalmente pelo fato de fortalecer a fotografia para a captação de recursos para projetos culturais envolvendo a fotografia. O primeiro passo na direção de conquistas de políticas públicas para promover projetos ligados exclusivamente a fotografia, separando a fotografia de “artes visuais” ou “áudio visual”.

A história da entidade e suas realizações sofram destacadas pela diretoria de eventos, Carla Belker, que fez uma apresentação das ações da Aphoto onde mostra a integração dos membros com a sociedade natalense. O diretor financeiro, Jailson Fernandes, mostrou com detalhes as finanças da Aphoto, apresentando números crescentes de associados. O diretor também fez um inventário e descriminando os bens e pertences adquiridos pela atual gestão, como computador de última geração, cadeira para o conforto de Céres (diretora de documentação que fica no Box de Petrópolis) e um reto-projetor, aquisição mais recente. Presente à mesa o diretor cultural, Adrovando Claro, e o secretário geral da Aphoto, Luciano Nobre, que redigiu a Ata da Assembléia Geral.

O presidente lembrou sobre a importância de ter parcerias para realizações de trabalhos sociais na cidade, entre eles a ONG Baobá (leia-se Haroldo Mota), Iate Clube de Natal, Nalva Melo Café Salão, Parnanet (Wallace), Reflex (Elvis e Antônio), Zoon Fotografia (Henrique José); e Luciano Azevedo (designer). A Aphoto já entregou placas em homenagem ao conjunto do trabalho para fotógrafos importantes como Evandro Teixeira, Jaecy e Waldemir Germano. A entidade também fez homenagens à fotógrafos importantes em Nata, através da Câmara Municipal, como: Giovanni Sérgio, Canindé Soares, Welingthon Lima; João Maria Alves, e o próprio Valdemir Germano, 65 anos atuando como fotógrafo no Grande Ponto natalense.

O fotógrafo Pablo Pinheiro explicou sobre a importância de os fotógrafos se cadastrarem no Colegiados Setoriais e Plenário do Conselho Nacional de Política Cultural para que os fotógrafos possa ficar aptos a eleger um delegado e facilitar o trâmite de políticas públicas direcionadas a fotografia. Na ocasião, Pablo Pinheiro também se associou à Aphoto.

O presidente ainda falou sobre alguns projetos futuros (ideia embrionária) como o projeto “Foto Riografia do Norte”, um fórum onde terá discussão sobre História da Fotografia Potiguar, Direito Autoral, Políticas Públicas voltadas para a Fotografia; Projetos de inclusão digital; fomento a produção cultural de fotografia; criação de editais, incentivar a criação de prêmios de fotografia para formar memória; buscar os acervos da memória da fotografia potiguar e etc. Tudo isso será feito num único dia, dedicado inteiramente ao debate em torno dos principais problemas da fotografia potiguar.

Outro projeto abordado foi o “Poti em Foco”, a ser realizado em novembro, nos moldes da Semana Potiguar de Fotografia, realizada pela Zoon de Henrique José; com workshop, leitura de portfólio, café fotográfico, exposições, lançamentos de livros; debates em várias áreas da fotografia como estúdio, casamento, retrato, séries, trabalho autoral, além de oficinas em Lightroom, Photoshop e outros programas de editoração.

A Assembléia Geral terminou com a foto unida de todos os presentes pelas lentes de Canindé Soares.

Alex Gurgel
Presidente da Aphoto