acesse o RN blog do jornalista João Bosco de Araújo [o Brasil é grande; o Mundo é pequeno]

terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

O carnaval de Caicó nos Anos 60

BLOCO DO LIXO

Texto: Geraldo Anízio

Foto:divulgação
Eu me recordo dos velhos carnavais em que os blocos desfilavam pela avenida Seridó. Isso foi nos anos sessenta em que se podia apreciar; pode-se dizer, um carnaval bem diferente do que se apresenta hoje. O  bloco da Onça, os irmãos metralhas,  bloco do Lixo, os índios, as colombinas,  o bloco de Manoel de Nenê com a figura dele à frente e, outros foliões brincavam e festejavam com alegorias  as tardes de carnavais na cidade de Caicó. Eram três dias de carnavais, nos quais se aglomeravam entre as duas avenidas principais de Caicó - a Seridó e Coronel Martiniano.

Desfiles pelas calçadas com personagens usando ao lado por exemplo,  um pinico e dentro um pouco de cerveja e um grande biscoito com massa escura, cujo olhar pudesse supor ao curioso uma barbaridade de alguém desfilar com o  próprio excremento.

Burrinhas do padre  atemorizavam a meninada na rua.  Naquela época havia escolas de sambas que treinavam com seus instrumentos antes do carnaval chegar. Os desfiles eram feitos a pé e as escolas, exibiam o que de melhor  tinham para apresentar ao público assistente.

Barreiras laterais por cordas estendidas para isolar os blocos do público. Os papangus exibiam irreverências com exagero e teatralidade no palco do calçamento da Seridó.

Na parte baixa da avenida Coronel Martiniano ficava o clube dos negros ou sede dos morenos, onde houvera os pulos de carnavais mais popular. A ASSEC, e AABB davam conta do carnaval da elite caicoense.

Mas o que chamava mais atenção do povo o já existente Bloco do Lixo no qual se apresentava toda catrevagem  alegórica e um velho urso à  frente dançando ao toque de um zabumba e um triângulo feito de ferro de armadura construcional. Pois bem, aí estava o término do desfile canavalesco caicoense. A fuleragem  e papanguzada, a frasqueira total era o Bloco do Lixo por ser o último dessa festa tão popular.

Segundo a máxima popular os últimos serão os primeiros, o medíocre e humilde Bloco do Lixo também chamado de Ala Ursa, tomou dimensão nacional pelo rudimentar apreciativo do povo e alavancado pelo grupo do Magão que hoje é figura destaque no carnaval caicoense.
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

2 comentários:

  1. O primeiro Bloco do Lixo pertencia aos irmãos Diogenes e Genival maleiro , nos anos 80 Magao deu uma alavancada, criando uma sede e colocando o novo nome Ala Ursa do Poço de Santana

    ResponderExcluir
  2. Eu sou janilda, filha do genivaldo dono do bloco do lixo,eu gostava mto quando meu tio diogenes saia nas ruas com o bloco do lixo

    ResponderExcluir

Copyright © AssessoRN.com | Suporte: Mais Template