acesse o RN blog do jornalista João Bosco de Araújo [o Brasil é grande; o Mundo é pequeno]

segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Verão potiguar tem mais brilho com realização da 17ª Fiart


Foto Canindé Soares:divulgação
A programação da 17ª Feira Internacional de Artesanato (Fiart), agendada para o período de 20 a 29 de janeiro, está formatada. A previsão é que sejam movimentados R$ 5 milhões. O evento será realizado no Pavilhão das Dunas do Centro de Convenções, em Natal.

Considerado um dos maiores e mais importantes eventos no setor de artesanato do país, a Fiart atrai expositores de todo o Brasil, conta ainda com a presença de artesãos de outros países e do Rio Grande do Norte, que contam com a ajuda dos governos estadual e municipal para que possam comercializar seus produtos, aumentando a renda familiar e contribuindo para um excelente início de ano.


Na visão do coordenador geral do evento, Neiwaldo Guedes, a Fiart é uma estrela no calendário de eventos turísticos da região Nordeste e uma importante janela de negócios para a capital do Estado. “A Fiart é um evento que acontece em plena alta estação e constitui uma excelente oportunidade para o artesão, que além de mostrar a sua arte, comercializa as peças junto ao público local e turistas que visitam o Estado”, afirma Guedes.

Segundo previsão do coordenador da Fiart, o evento movimentará cerca de R$ 5 milhões com a comercialização de produtos artesanais de várias partes do mundo. Um valor que vem das vendas ao público, estimado em 80 mil visitantes, que circularão no Pavilhão das Dunas, do Centro de Convenções de Natal, durante os dez dias da feira, que estará aberta à visitação a partir das 15hh.

Diversos eventos paralelos vão se constituir como os  grandes destaques da Feira, como o Salão do Artesanato Potiguar, Festival de Danças Folclóricas e Contemporâneas, shows artísticos, seminários, oficinas e cursos de artesanato, além de desfile de moda artesanal, tribos indígenas e shows folclóricos.

O Governo do Estado, através do Proart, convidou cooperativas e associações, que representam o trabalho de mais de 6 mil artesãos e este ano a Fiart vai homenagear o Vale do Assu, mostrando seu potencial cultural e seu artesanato.

“A Fiart é uma excelente oportunidade para a troca de experiência entre artesãos de diversas partes do mundo. Eles conversam e trocam experiências, aumentando assim o potencial criativo e produtivo de todos os envolvidos. Além disso, A Fiart, numa época de grande fluxo turístico na cidade, proporciona uma renda extra muito significativa para este importante segmento da economia potiguar”, enfatiza Neiwaldo.
    
A 17ª Fiart vai reunir trabalhos de 1,6 mil expositores em 350 estandes distribuídos na área do Pavilhão das Dunas e os visitantes terão oportunidade de ver o artesanato indígena.

A gastronomia brasileira também estará presente na Fiart, por meio do acarajé, tapiocas, churrascos e toda uma variedade de comidas típicas, produzidas pelas artesãs do Rio Grande do Norte, com destaque para doces caseiros.

Este ano o tema é “Artesanato: instrumento de transformação, criatividade e riqueza”. “Desde 1996 sempre fizemos a FIART, cada ano crescendo um pouco, e essa evolução em todos os sentidos é a grande responsável pela sua consolidação no calendário nacional”, afirma Neiwaldo Guedes. Segundo ele, o crescimento não esteve limitado a números, mas também foi observado na qualidade cada vez maior do material exposto e comercializado. “Além disso, ao longo desses 17 anos tivemos a preocupação de associar à venda do artesanato a questão cultural. Com isso os eventos culturais paralelos foram se fortalecendo”, conta o coordenador.

Ele diz ainda que ao final de cada edição é realizada uma pesquisa com expositores e visitantes perguntando se eles desejariam voltar no próximo ano e que a resposta é sempre muito positiva. “Quase 90% dos artesãos dizem que sim, que querem participar na próxima edição. E os visitantes então nem se fala, eles saem da feira encantados”, conclui o coordenador.

A 17ª FIART é uma realização da Espacial Eventos com apoio do Governo Federal através do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Governo do Estado, Sebrae-RN e Prefeitura do Natal.


Serviço:
 17ª Fiart - Feira Internacional de Artesanato
 Local - Pavilhão das Dunas do Centro de Convenções
 Período - de 20 a 29 de janeiro
 Hora: das 15h às 22h de segunda a quinta-feira, e das 15h às 23h da sexta ao domingo.


Ass. Imprensa
Flávio Rezende / 99020092



Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © AssessoRN.com | Suporte: Mais Template