acesse o RN blog do jornalista João Bosco de Araújo [o Brasil é grande; o Mundo é pequeno]

quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

A Dança do Espontão, segundo Câmara Cascudo

Foto: blog negros do rosário j. seridó/divulgação
“Qualquer pessoa de Caicó ou Jardim do Seridó dará notícias da dança do Espontão na Festa de Nossa Senhora do Rosário. Já a tenho estudado. É uma dança guerreira, com instrumento de percussão, executada em honra da Santa ou de um pecador que o grupo deseje homenagear. Por ser dançada em época de festa religiosa e especialmente por homens de cor não significa ser bailado africano, como deduzi inicialmente.

É antes uma convergência de muitos elementos, de várias procedências, fundidos na oblação católica. Indiscutível é que os negros foram os autores desse processo aculturativo e também do seu uso regular na região seridoense.

Um desses elementos estranhos aos africanos é justamente o Espontão que denomina o bailado simples, coreografia ad libitum, com desenhos primitivos e rudimentares, voltando, saudando com lança ou os espontões aos tambores e ao público. Espontão, “esponton” era arma usada na Idade Média para oficiais-inferiores da infantaria. Era uma lâmina de aço presa a uma haste sólida de madeira, a lâmina em bico de espada ou língua-de-boi.

Durante o século XVI, era a insígnia dos sargentos da tropa a pé. Dirigia o grupo armado, acenando no ar empunhada pelo sargento, indicando a direção a seguir.

Certo principiaria como uma daga ou adaga, mas fora sendo alongada em meia-lança. Não era arma de arremesso. Era uma insígnia que se tornara instrumento defensivo mas no caso de luta corpo a corpo. Parece ter vindo da península itálica para a França e desta para a Ibérica, Espanha e Portugal.

O uso do Espontão na dança afirma outro elemento curioso. Caracteriza uma dança militar, oblacional, de caráter votativo mas sem a participação da mulher nem a apresentação em qualquer época. A dança do Espontão tem dia especial para ser realizada e não é folguedo na classe dos divertimentos mas um cerimonial em homenagem ao orago e depois as pessoas ilustres.

Seria de louvor não haver dificuldade para a apresentação desse bailado. Os senhores prefeitos municipais podiam ambientar com simpatia o único, o derradeiro bailado, dança militar e religiosa que possuímos.

Protegê-la e onde a deixaram morrer de inanição, restaurá-la!

Natal-RN, 26 de junho de 1947.”



Gravação de documentário na Festa dos Negros

Durante a “Festa dos Negros” deste ano em Jardim do Seridó, que acontece neste final de semana, será gravado um documentário contando a história do evento que é a mais antiga manifestação da cultura jardinense. A tradicional Festa de São Sebastião e Nossa Senhora do Rosário ocorre, na cidade, entre 30 de dezembro a 1º de janeiro. O documentário será dirigido pelo historiador Diego Marinho de Gois, com produção de José Ricardo Silva, do Studio Adventure Produções. [com informações do blog dos negros do rosário de jardim do seridó]
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © AssessoRN.com | Suporte: Mais Template