acesse o RN blog do jornalista João Bosco de Araújo [o Brasil é grande; o Mundo é pequeno]

sexta-feira, 3 de junho de 2011

Saúde: Botulismo pode ser uma doença letal

Alimentos mal conservados podem estar contaminados por uma toxina responsável por causar o Botulismo. Sintomas aparecem entre 18 a 36 horas depois da ingestão e geram paralisação muscular

Alimentos mal conservados podem estar contaminados por uma toxina responsável por causar o Botulismo, doença que apesar de ser rara, é potencialmente letal. Quando as toxinas da bactéria são absorvidas pelo aparelho digestivo, elas entram na corrente sanguínea, atingem o sistema nervoso, enfraquecem as funções vitais e paralisam a musculatura.

A nutricionista do Hospital Geral do Estado de Alagoas, Revilane Britto explica que os sintomas aparecem entre 18 a 36 horas depois da ingestão do alimento intoxicado e geram paralisação muscular. “A paralisia muscular geralmente acontece pelo rosto. E são observadas mudanças na fala, visão e até em dificuldades para engolir. O problema é quando a paralisia evolui para os órgãos internos até gerar parada respiratória.”

Todo o cuidado é pouco para evitar a contaminação. Muita atenção ao comprar alimentos enlatados, em conserva ou embalados a vácuo. Jamais compre alimentos no qual a lata estiver ameaçada ou enferrujada. Prestar atenção na data de validade e no registro. Se o alimento estiver em uma embalagem de vidro deve-se prestar atenção no aspecto do alimento, em sua cor e ver se há algum odor. Caso queira tomar um cuidado a mais, a pessoa pode aquecer a conserva.

No Brasil, a toxina responsável pelo Botulismo já foi encontrada em conservas de palmito, torta de frango, patê de fígado, mortadela e tofu em conserva. O tratamento é realizado por meio do soro antibotulínico, que destrói as toxinas do sangue. Dependendo da gravidade do caso, o paciente deve ficar internado em unidade de terapia intensiva. [Confira a matéria produzida pela Web Rádio Saúde]

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © AssessoRN.com | Suporte: Mais Template