acesse o RN blog do jornalista João Bosco de Araújo [o Brasil é grande; o Mundo é pequeno]

segunda-feira, 20 de junho de 2011

Piora o índice de qualidade na rede estadual de ensino público do RN

RN é terceiro lugar em número de reprovação no Nordeste

“A escola pública ainda não tem atratividade para o aluno. Some-se a isso as condições sócio-econômicas desfavoráveis, a trajetória familiar do alunado e a falta de incentivo governamental. A escola pública é um reflexo da sociedade brasileira. A rede privada, além de ter uma escola mais bem estruturada, tem a família que acompanha e fatores importantes para elevar os índices de aprovação, como aulas suplementares, de reforço, entre outros mecanismos". Comentário da secretária estadual de Educação do RN. Foi em uma entrevista ao O Poti/Diário de Natal, sobre os indicadores mais recentes do Inep para a pesquisa em que o estado aparece em 3º lugar no ranking de reprovação no Nordeste. Para a secretária Betânia Ramalho, parte da explicação sobre esse índice de reprovação reside na passagem do 5º para o 6º ano do Ensino Fundamental, com a mudança no sistema pedagógico.

Na entrevista, o jornal também ouviu a educadora Eleika Bezerra, do Instituto de Desenvolvimento da Educação – IDE. (a professora Eleika tem vastos serviços prestados ao ensino público, foi secretária de Educação da Prefeitura de Natal e diretora no Estado do Instituto de Educação Superior Presidente Kennedy). Segundo ela, enquanto o cliente da escola pública não alterar seu nível de exigência, sua qualidade vai ser questionada. "Me convenci de que a apatia, a indiferença dos que frequentam a escola pública é muito grave. A educação pública não é prioridade. Hoje em dia o governo incentiva o crescimento do número de matrículas, mas não adianta o aluno estar na escola se não se sabe o que acontece dentro dela”.

Não há dúvidas que os recursos da educação pública são insuficientes. O custo-aluno, nas séries onde mais se verificou altos índices de reprovação no estado (6º ao 9º ano) é de R$ 1.899,61. "Com o alto índice de reprovação e repetência, o custo-aluno acaba se configurando custo-desperdício”.


Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © AssessoRN.com | Suporte: Mais Template