acesse o RN blog do jornalista João Bosco de Araújo [o Brasil é grande; o Mundo é pequeno]

sábado, 18 de junho de 2011

Dona Militana: a voz que conta e canta a nossa cultura representa o RN em mostra em SP

Documentário sobre a romanceira potiguar entre os 52 programas selecionados para a mostra promovida pela Cinemateca Brasileira em São Paulo

Divulgação
O Rio Grande do Norte está sendo representado na mostra Nossa Onda, com o documentário radiofônico “Dona Militana: a voz que conta e canta a nossa cultura”. A mostra é um evento realizado pela Cinemateca Brasileira em São Paulo, que começou na sexta e vai até este domingo (19). O documentário sobre a romanceira potiguar de São Gonçalo do Amarante foi um dos contemplados entre os 297 projetos inscritos no Concurso de Apoio à Produção de Obras Radiofônicas Inéditas, do Ministério da Cultura e da Secretaria do Audiovisual, sobre o tema “Diversidade Cultural”.  

O radiodocumentário potiguar entrelaça romances e relatos de pessoas que acompanharam de perto a vida e a obra de Dona Militana, a Cancioneira do Sítio Oiteiros, em São Gonçalo do Amarante, na Grande Natal, como o folclorista Deífilo Gurgel, o produtor cultural Dácio Galvão, além da filha Benedita Salustino. Militana cantou romances medievais sobre reis, princesas, amores impossíveis e guerras, e é considerada a Maior Romanceira do Brasil.

O projeto foi realizado por uma equipe de cinco amigos radialistas e jornalistas de Natal: Edivânia Duarte (Direção), Poliana Santos (Roteiro), Adriana Severo (Produção), Hélcio Torreão (Edição) e Elizama Lemos (assistente de produção).

Os três melhores trabalhos serão premiados e todos os 52 programas radiofônicos selecionados para a mostra
estarão na grade de transmissão de cerca de 1,5 mil emissoras de rádio comunitárias de todo o país.

Dona Militana morreu há um ano, na tarde do sábado 19 de junho de 2010, aos 85 anos, em sua casa no sítio Oiteiros, em São Gonçalo do Amarante (confira em post do blog).

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © AssessoRN.com | Suporte: Mais Template