A cidade de Arez, localizada na Região Agreste do estado, recebe nesta quinta-feira (17) mais uma edição do Projeto Útero é Vida, que desta vez será promovido na comunidade de Urucará, na Zona Rural do município. A iniciativa é uma parceria da prefeitura local com o Sistema Faern/Senar, idealizadora do programa.
De acordo com a assessora do Sistema Faern/Senar, Janaína de Paula, essa edição em Arez ainda é a complementação das ações de 2010, que por motivos logísticos não pôde ser realizada em dezembro. “Ainda estamos finalizando essa etapa que seria toda feita em 2010. Os trabalhos de 2011 somente serão promovidos depois do carnaval. E, ai sim, poderemos realizar todas as 25 edições nas comunidades rurais do estado”, explicou à assessora.
Desenvolvido pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), e coordenado no Rio Grande do Norte pelo Sistema Faern/Senar, o projeto levará para as mulheres de Arez exames preventivos contra o câncer no colo do útero com o objetivo de realizar 160 exames de prevenção. “Espero o maior número de mulheres no evento. Acredito que será um sucesso, assim como foram os outros já promovidos. A saúde das mulheres da cidade é que vai agradecer o projeto”, enfatizou o presidente do Sistema Faern/Senar, José Álvares Vieira, um dos entusiastas do projeto.
Ações de 2010 e expectativas para 2011
De acordo com José Vieira, as sete ações promovidas em 2010 foram à consolidação de uma idéia que surgiu para prevenir doenças nas regiões menos assistidas pela saúde pública: as áreas rurais. “Em 2010 mostramos, com o Projeto Útero é Vida, que essas localidades ainda sofrem de problemas relacionados com a saúde da mulher. O câncer no colo do útero é um deles. E, graças a Deus, conseguimos atingir todas as nossas metas e levar saúde e informação correta para essas senhoras e jovens”, ressaltou Vieira.
O presidente da Faern/Senar ainda lembrou que em 2011 novos municípios receberão a caravana da saúde da instituição. “Agora será a vez de 25 novas cidades receberem o Projeto Útero é Vida. Uma alegria e um senso de responsabilidade maior”, finalizou Vieira. [Com reportagem de Paulo Correia]
0 comentários:
Postar um comentário