População fará testes, consultas e receberá remédios e acompanhamento grátis
O Hospital Geral de Oftalmologia (HGO), em parceria com a Secretaria de Saúde de Assú, estará nesta sexta-feira, 19, no Centro Clínico Doutor Ezequiel Epaminondas da Fonseca Filho, às 9h, para realizar um mutirão em investigação de glaucoma. “O projeto tem a finalidade de diagnosticar e tratar a doença ainda nos primeiros estágios e é voltado para a população mais carente. Além da consulta, quando diagnosticada a doença, o doente terá acesso imediato aos medicamentos e tratamentos necessários”, disse Lucianny Edja, secretária de Saúde.
As pessoas que são consideradas com maior o nível de risco são as que têm mais de 30 anos, descendentes de africanos ou asiáticos, diabéticos, as que têm problemas de pressão intraocular, miopia, usuários de corticóides ou casos da doença na família que podem colocar o indivíduo no grupo com maiores chances de contraí-la.
Requisitos
Para ser atendido o paciente deve se dirigir ao centro clínico com cópias da identidade, CPF, Cartão do SUS e comprovante de residência.
Durante o mutirão a doença poderá ser diagnosticada a partir de dois exames: a tonometria (que mede a pressão intraocular dos olhos) e a fundoscopia (que examina o nervo ótico). O controle do glaucoma é feito com colírios para estabilizar a pressão ocular, medicação oral, cirurgias a laser ou a combinação dos métodos. O diagnostico antecipado pode prevenir, inclusive, a cegueira.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o glaucoma é a principal causa da cegueira irreversível, atingindo cerca de 65 milhões de pessoas anualmente em todo o mundo. Ela é caracterizada como uma lesão progressiva nos nervos óticos, responsáveis por levar os impulsos luminosos ao cérebro. O doente percebe o começo da perda da visão lateral e depois manchas podem se formar na parte frontal do olho. Em seguida, as manchas nos olhos podem aumentar, desencadeando o último estágio da doença, que pode culminar na perda total da visão. [Ecoar Agência de Notícias]
0 comentários:
Postar um comentário