acesse o RN blog do jornalista João Bosco de Araújo [o Brasil é grande; o Mundo é pequeno]

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Escritores e contadores de histórias animam programação gratuita do CCBNB na Feira do Livro Infantil

O Centro Cultural Banco do Nordeste integra-se à programação da Feira do Livro Infantil de Fortaleza, que acontecerá na Praça do Ferreira, no coração da cidade, no período de 15 a 18 deste mês (quarta-feira a sábado). Contando com a presença de escritores de livros infantis e juvenis e contadores de histórias de renome nacional, o elenco de oito atividades gratuitas realizadas pelo CCBNB na Feira consta de quatro contações de histórias, duas oficinas, uma palestra e uma entrevista aberta ao público com o escritor Ricardo Azevedo, autor de mais de 100 títulos de livros infantis e juvenis, dentro do programa Literato.


A programação do CCBNB na Feira do Livro Infantil de Fortaleza tem início na quarta-feira, 15, às 09h30, com a contação "Boca cheia de histórias", apresentada pelos paulistas José Bocca e Marcos Boi.








Mostrando histórias para crianças de zero a 100 anos, os dois contadores conduzem o público a uma viagem lúdica, despertando no espectador parte de sua infância. As histórias apresentadas são dos mais distintos universos: há desde nomes consagrados da literatura, como também contos, causos e lendas, que os contadores colhem nas suas andanças. Na sexta-feira, 17, às 18h, José Bocca e Marcos Boi reprisam a contação.


Na quarta-feira, 15, às 14h, a contadora de histórias mineira Rosana Mont'Alverne - reconhecida por seu trabalho de formação de narradores no Instituto Cultural Aletria, em Belo Horizonte (MG) - realiza uma oficina com técnicas de narrativas e sua abordagem no processo pedagógico de sala de aula.


No dia seguinte (quinta-feira, 16), às 18h, Rosana apresenta "Causos Mineiros", uma contação cheia de humor, muito "uai, sô!" e com um trem pra lá de bom. E no sábado, 18, às 09h, a narradora mineira apresenta a palestra "O contador de histórias na escola", focando principalmente na promoção da leitura, através de boas histórias, e fazendo um apanhado das melhores experiências em escolas de Minas Gerais.


A escritora e contadora de histórias pernambucana Lenice Gomes, por sua vez, apresentará "Uma história puxa outra", na quarta-feira, 15, às 17h30, Contos populares e de escritores contemporâneos de literatura infantil e juvenil brasileira fazem parte da apresentação. As histórias serão participativas e com algumas brincadeiras, para recrear e divertir.


No dia seguinte (quinta-feira, 16), às 14h, Lenice Gomes ministrará a oficina "Contar histórias: um exercício para muitas vozes". A oficina tem por objetivos despertar o interesse pela leitura, desenvolver o olhar crítico para a Literatura e mostrar a importância do ato de contar histórias como atividade lúdica, educativa e artística. Na oficina, a palavra será destacada como peça fundamental, além dos gestos, memória, voz e outros recursos que compõem o acervo pessoal e material de cada um.


O carioca Glauter Barros apresentará a contação "Corujinha e outras histórias" em duas sessões: quinta-feira, 16, às 16h; e sexta-feira, 17, às 09h20. Um dos fundadores do Grupo Tororomba em 1996 - primeiro grupo de contadores de histórias de Angra dos Reis (RJ) -, Glauter apresenta um espetáculo com narrativas cheias de encantamento e sutileza.


A programação do CCBNB na Feira do Livro Infantil de Fortaleza se encerra com o programa Literato, no sábado, 18, às 19h, quando o escritor Ricardo Azevedo falará sobre sua trajetória artística e história de vida. Ele é autor de mais de 100 títulos de livros infantis e juvenis, distribuídos em várias editoras.


Luciano Sá (assessor de imprensa do Centro Cultural Banco do Nordeste)
- (85) 3464.3196 / 8736.9232 - lucianoms@bnb.gov.br
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © AssessoRN.com | Suporte: Mais Template