acesse o RN blog do jornalista João Bosco de Araújo [o Brasil é grande; o Mundo é pequeno]

quinta-feira, 22 de julho de 2010

Projeto “Balde Cheio” chega para melhorar a produção do setor leiteiro no RN

                       Foto:Divulgação
Tomando como exemplo o bem sucedido exemplo do estado do Rio de Janeiro e Minas Gerais, o Sistema Faern/Senar, em parceria com o Banco do Nordeste, Sebrae, Emparn e Emater, ira promover no Rio Grande do Norte o Projeto Balde Cheio, que visa o desenvolvimento da bovinocultura de leite no estado, utilizando uma metodologia inovadora, que capacita técnicos, produtores rurais e sindicatos do setor agropecuário. Tudo isso, com o objetivo da melhoria da rentabilidade e no aumento da produção do setor leiteiro.

Em 1997, os estados de Minas Gerais e Rio de Janeiro implantaram o Projeto Balde Cheio em suas fazendas e observou-se um salto de qualidade durante o período do programa nas regiões assistidas. Esse exemplo chamou a atenção dos representantes das entidades no RN, que resolveram juntar forças para implantar o projeto no estado.

O Projeto Balde Cheio tem como meta selecionar uma propriedade rural por município, devendo ela ser preferencialmente de pequeno porte e que tenha na atividade leiteira sua principal fonte de renda. Depois disso, os técnicos do Projeto Balde Cheio vão à propriedade para promover um questionário sobre a atividade desenvolvida na área e explicar os pontos do projeto ao produtor.

Depois disso, os técnicos começarão o trabalho de informar e capacitar o produtor e seus funcionários para novas alternativas em suas terras. “O Projeto Balde Cheio irá melhorar e estimular a atividade leiteira nessas regiões visitadas. Com novas técnicas, os produtores rurais terão condições de aumentar os lucros de suas fazendas”, Explicou o assessor técnico do Senar, Hélio Pignataro.

Contatos

Aqui no estado, os responsáveis pelo projeto ainda estão mantendo contatos com as prefeituras e sindicatos rurais para saber a demanda de cada região, mas o que já está definido é que serão selecionados 20 municípios que receberão, durante dois anos, os técnicos do Balde Cheio. Nesse período, os representantes do Balde Cheio irão visitar diversas propriedades espalhadas pelo estado e que ainda utilizam manejos antigos na atividade leiteira, e serão essas antigas técnicas, que muitas vezes só aumentam custos, que serão debatidas pelo Projeto Balde Cheio.

“Vamos explicar aos produtores rurais que a melhora em suas propriedades está diretamente ligada a tudo que a envolve, desde o solo até ao cuidado correto com os animais” Ressaltou Pignataro.

No total, o Sistema Faern/Senar, juntamente com os seus parceiros, pretendem capacitar 9 técnicos para atuarem no Projeto Balde Cheio. Também informa que ao longo dos dois anos do programa 200 propriedades serão visitadas. [Com Paulo Correia]
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © AssessoRN.com | Suporte: Mais Template