acesse o RN blog do jornalista João Bosco de Araújo [o Brasil é grande; o Mundo é pequeno]

quinta-feira, 2 de maio de 2013

Jornal Zona Sul marca história na entrevista com a maior pesquisadora da música do RN, Leide Câmara

Foto: jornal zona sul – clique para ler entrevista
As entrevistas do jornal Zona Sul, com exclusividade para a internet, têm merecido a atenção pela diversidade de conteúdo e pluralidade dos entrevistados. Para este mês, o jornalista Roberto Homem foi buscar o que tem de mais importante para a música do RN, sobre todos os aspectos, em especial da pesquisa, da história e da memória: Maria Leide Câmara de Oliveira.
 
Essa potiguar nascida em Patu é autora do “Dicionário da Música do Rio Grande do Norte”, obra que se encontra nos quatro cantos do pais, já chegou na casa da família real britânica, Estados Unidos, até na China!
 
Uma entrevista fantástica, de revelações, emoções. Por exemplo, José Fernandes, um músico de Currais Novos que saiu menino da cidade seridoense se tornou parceiro de Amado Batista, que gravou 50 músicas dele fora as que o compositor potiguar vendeu a autoria. Zé Fernandes foi gravado também por Zezé de Camargo e Luciano.
 
Não só isso, tem outras fatos históricos como o contato de Leide com Chico Anysio sobre o seu parceiro potiguar Hianto de Almeida. Os dois parceiros de Luiz Gonzaga no RN: o médico Janduhy Finizola que hoje mora em Campina Grande e o caicoense Severino Ramos.
 
“Eu acredito na música potiguar e sei que ela é extremamente importante. Falar sobre ela me empolga. Fazer descobertas, mais ainda. Francisco Alves gravou músicas do RN. Pixinguinha também tinha ligação com a música potiguar. João Pernambuco disse que aprendeu a tocar com Fabião das Queimadas. São muitas as histórias que tornam o nosso passado muito bonito e rico. Eu gostaria de ter um espaço físico para mostrar tudo isso. Queria ter oportunidade de disponibilizar essas referências que a gente tem, tão importantes para a nossa história. Meu grande sonho é ter esse espaço físico para difundir cada vez mais a música do Rio Grande do Norte”, confira aqui a entrevista: ‘A Leide da música potiguar’, na página exclusiva do Zona Sul na internet.
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © AssessoRN.com | Suporte: Mais Template