acesse o RN blog do jornalista João Bosco de Araújo [o Brasil é grande; o Mundo é pequeno]

domingo, 3 de julho de 2011

Blog acompanhou festa de romeiros em Trindade, Goiás

Entre os peregrinos, caicoenses assistiram lançamento da pedra fundamental para a construção do novo Santuário-Basílica do Divino Pai Eterno

 Pedra desce de guindaste para entrar para a história       
 O blog acompanhou o caicoense Revil Alves em sua visita ao Santuário Pai Eterno, em Trindade, Estado de Goiás, neste final de semana. Este blogueiro e Revil, e mais outros cerca de 30 mil peregrinos, participaram da celebração na manhã do sábado (2), do histórico lançamento da Pedra Fundamental onde será construído o novo Templo, um marco da fé católica que teve início na região há 141 anos. Em Trindade, distante cerca de 20 km da capital goiana, o Santuário Basílica do Divino Pai Eterno se consolidou entre os grandes centros de peregrinação do país, o maior da região Centro Oeste. O novo monumento que segundo o projeto será construindo em uma década - a partir deste ano -, será uma referência da Igreja Católica brasileira.

Encontro

Pe. Robson recebe documento das mãos de Revil Alves
Após a celebração da Missa Solene, presidida pelo Arcebispo emérito de São Paulo, cardeal Dom Cláudio Hummes, em um palco armado no local do futuro Santuário, Revil Alves encontrou-se com Pe. Robson de Oliveira, reitor da Basílica em Trindade e celebrante das novenas pela tevê, na Rede Vida. O caicoense entregou um documento com um breve histórico desde o início à devoção a Sant’Ana, com a construção da capela, até a criação da Diocese. No próximo dia 14 de julho, Padre Robson estará em Caicó com a Imagem Peregrina do Divino Pai Eterno para a celebração eucarística na Ilha de Sant’Ana, a partir das 19h.

Clero desce do palco para receber
pedra  ao olhar da multidão
O encontro foi ao lado do palco em um espaço reservado para atendimento à imprensa, onde as autoridades religiosas, militares, lideranças políticas estadual, de Goiânia e de Trindade concediam entrevistas sobre o vento. Ao ver Revil, Padre Robson demonstrou alegria e pousou ao lado dele para fotos. Aliás, o padre o tempo todo era solicitado para ser fotografado e por onde passa é cercado por populares, constatando o carinho que todos têm por ele na cidade (confira aqui sua história).

Festa
  
A Festa do Divino Pai Eterno deste ano iniciou-se na sexta-feira, 24 de junho, com encerramento neste domingo, 3 de julho, com a Missa Solene que ocorreu às 8h e a grande procissão Luminosa no final da tarde, saindo da Matriz (Santuário Velho) até a praça do atual Santuário-Basílica.   

De acordo com as estimativas, mais de 2 milhões de fiéis devotos passaram por Trindade nos dez dias do evento e que somente à pé, cerca de meio milhão chegou na cidade peregrina, consolidando o turismo religioso na região.

Caminhada dia e noite

Romeiros em caminhada à margem da rodovia
até Trindade (Fotos do blog)
A caminhada dos romeiros e devotos na margem da rodovia estadual GO-060 que dá acesso a Trindade em mais de 20 km, é permanente dia e noite durante a festa, sem parar, sendo a maioria de jovens, conforme observou este blogueiro. No percurso, é montada uma estrutura de barracas, com produtos alimentícios, religiosos e artesanato, além de apoio de segurança da policia militar com carros de viaturas e helicóptero. No sábado, o dono de uma fábrica de sorvetes que fica no caminho reservou o dia para distribuir sorvetes de graça. Segundo disse Revil ele é um caicoense, mas não soube informar o nome dele, e que, provavelmente, a doação seja por uma promessa.

Construção dos santuários
     
A construção do primeiro ao atual Santuário que foi elevado à categoria de Basílica Menor pelo Papa Bento XVI, em 4 de abril de 2006, sendo a única Basílica no mundo dedicada ao Divino Pai Eterno (clique aqui e saiba mais).

Início da devoção

Segundo conta a história local, a devoção ao Divino Pai Eterno em Trindade (GO) completou 171 anos agora em 2011, através de um medalhão de barro com a estampa da Santíssima Trindade coroando Nossa Senhora que foi encontrado por um casal de agricultores, começando então a comemoração festiva com a novena que culmina sempre no dia da Grande Festa, no primeiro domingo do mês de julho.

Entrevistas

Na edição deste domingo (3), o jornal de Goiânia, Diário da Manhã, publicou matéria com o lançamento da Pedra Fundamental (Leia aqui), onde Revil Alves também foi ouvido pela repórter Kamilla Rodrigues. Em outro momento, o caicoense deu outra entrevista para uma repórter da Rádio CBN.


Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © AssessoRN.com | Suporte: Mais Template