acesse o RN blog do jornalista João Bosco de Araújo [o Brasil é grande; o Mundo é pequeno]

sábado, 4 de dezembro de 2010

Cotidiano cultural seridoense na tela da TV Brasil

Centro de Acari (Foto:Alexandre Gurgel/Blog Chão Potiguar)
O agente de turismo, produtor e consultor cultural, o acariense Sérgio Enilton envia notícias sobre a visita de uma equipe da TV Brasil que esteve na região para uma reportagem com destaque na música, artesanato, enfim, no patrimônio cultural voltado para as impressões do cotidiano seridoense, matéria que, segundo Enilton, comandada pelo repórter-produtor Herbert Henning e o cinegrafista Léo, que vieram de São Paulo. Em pesquisa do blog, o repórter Herbert Henning integra a equipe do programa “Paratodos” (>> clique), uma revista com enfoque na cultura popular, de manifestações artísticas de todo o país que podem ser vistas na tela da TV Brasil, todos os sábados, às 19h30, com reprise nas quartas, às 20h. Confira, abaixo, o roteiro da reportagem:

VISITA EQUIPE DA TV BRASIL AO SERIDÓ

Mais uma vez o Seridó será exibido nas telas da televisão. Dessa vez, será por intermédio da TV BRASIL de São Paulo, canal 02 ou 03 na antena parabólica. A visita ficou por conta da equipe de reportagem composta pelo Repórter-Produtor Herbert Henning e o Cinegrafista Léo, ambos de São Paulo. Quando chegar a confirmação da exibição divulgarei para todos. O roteiro de imagens foi programado de acordo com a pauta a ser exibida que trata da música, do artesanato, das paisagens naturais e o patrimônio cultural voltado para as impressões do cotidiano seridoense - o fazer de sua gente. E, isso mais que nunca o "Seridoense" tem cultura de encher os olhos.

Em Acari, precisamente, a Equipe esteve visitando o Museu do Sertanejo mostrando todo o universo cultural do seridoense. Em seguida visitamos o artesão/artista Dimauri Lima que sabe expressar sua arte em sucata produzindo figuras ou personagens do dia a dia e com a preocupação sobre o meio ambiente reutilizando a sucata de automóveis etc.  A caminho para o Gargalheira visitamos o artesão/artista Josenildo Dantas que mostrou uma arte diferente que divulga o místico, gótico, imaginário, impressões da mitologia apresentada em cerâmica, sucata, pedras etc. Outra arte a ser divulgada enquanto patrimônio cultural, sua beleza atrai turistas o ano inteiro.

Chegando à Gargalheira fomos até a parede do açude, onde a equipe ficou horas e horas vislumbrando a beleza incomparável de nosso maior patrimônio - o "GARGALHEIRA". Lá podemos observar o encantamento da equipe ao chegar à terceira maravilha do RN. Imagens marcantes como o personagem tradicional das águas - aquele pescador, mesmo solitário estava ali para mostrar sua experiência de sertanejo.

Depois, fomos até a Pousada Gargalheira saborear um cardápio bem sertanejo a base de tilápia e camarão. Prosseguindo o roteiro, chegamos à Fazenda Pitombeira, onde o anfitrião Marcus Nepomuceno, com toda sua hospitalidade abriu as porteiras do lugar para mostrar a cultura genuinamente sertaneja. Participamos de uma "PEGA DE BOI" e a manifestação cultural da "ARGOLINHA", praticada pelos vaqueiros veteranos (Raimundo do Belém, Zé Ferreira, Juca Moisés, Eronides Souza, Félix da Pendanga, Naldo, Zeca de Tôtô, Zé Leite e Zé Mário, Veinho, Zé das Pinturas, Toinho Medeiros, Ivan da Pitombeira, Ailton do Pedra e Cal, Ademildo Pedro), estes fizeram a demonstração de uma atividade marcada por uma simbologia de traços que preservam a tradição da cultura do vaqueiro. Além da cantoria, do grito do aboio encenado por Zeca de Tôtô e Adriano Batista (Veinho) que enalteceram a Equipe de Reportagem em sua poesia.

Um trabalho de parceria que divulga as potencialidades do Seridó, com o SEBRAE/RN, as Prefeituras do Seridó, os parceiros em potencial fizeram a diferença para mostrar o melhor de nossa região. Em Currais Novos visitaram o Cruzeiro (vista parcial da cidade), o centro de artesanato, a Santeira Luzia Dantas, a Mina Brejuí (Museu e Túnel), em Carnaúba dos Dantas nosso amigo Carlinhos Damião conduziu a visita ao Sítio Arqueológico Xique Xique I, Apresentação da Filarmônica e Poetas da Região, e a visita ao Monte do Galo - Santuário Religioso. Já em Timbaúba dos Batistas conheceram a Casa de Cultura/Artesanato em Bordado/Memorial Forrozeiro Elino Julião.

Ao chegar a Caicó visitaram o Artesanato em Bordado (CRACAS), o Mosteiro das Clarissas,  Produção de Queijos,  Produção de Biscoitos. Em Parelhas, o grupo foi recepcionado pelo Secretário Carlinhos Adônis, visitando a Barragem Boqueirão, teve apresentação Negros do Rosário da Boa Vista (Comunidade Quilombola) e em Jardim do Seridó: o Artesanato Mulher de Negócios. Por fim, foram conhecer a Serra de Sant'Ana (Lagoa Nova e Cerro Corá).

Visite também o endereço http://www.conexaofelipecamarao.org.br/ que é a Ong na periferia de Natal que desenvolve um trabalho relacionado ao tema do Programa.

Contudo, a Equipe de reportagem soube captar excelentes imagens que farão parte de uma serie de matérias sobre a região o Seridó. Com toda certeza serão mostradas a beleza da região e o talento artístico da população local.

Sergio Enilton da Silva

Veja como sintonizar a TV Brasil >> AQUI
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © AssessoRN.com | Suporte: Mais Template